Domingo, 24 de Novembro de 2024

Artigo Sexta-feira, 09 de Agosto de 2024, 08:37 - A | A

09 de Agosto de 2024, 08h:37 - A | A

Artigo /

Dia 11 de agosto, dia do advogado

Parece-me oportuno enaltecer labor dos advogados e a contribuição



O transcurso de mais um "Dia do Advogado", impulsionou-me a escrever este artigo, com o objetivo de associar-me às inúmeras homenagens a essa categoria profissional, da qual me orgulho de fazer parte, e que tanto tem contribuído ao longo de nossa história, para a defesa do Estado Democrático de Direito, para o aprimoramento do ordenamento jurídico e para a garantia dos direitos e liberdades fundamentais.

Parece-me oportuno - no momento em que se enaltece o labor dos advogados e sua contribuição na vida da Nação - falar da sua importância na vida das empresas.

Já tive oportunidade anteriormente de escrever sobre o assunto, e lá destacava que o Brasil é hoje o País dos Bacharéis, em face da atual conjuntura econômica, que está a exigir das empresas extremos cuidados nos seus negócios, e por isso a necessidade de estarem bem assessoradas juridicamente.

Hoje, é inadmissível que um empresário vá sentar-se à mesa de negociações sem estar acompanhado de um bom advogado. É considerado imprudente o homem de negócios que não agir assim, em face da profissionalização das granes empresas.

E esta preocupação, o empresário deve ter desde que decidir montar seu negócio. Tem que restar claro no contrato, quem é quem na empresa e quem irá administrá-la, pois podem surgir problemas já no início da sua constituição, colocando em risco o novo empreendimento.

Os advogados são importantíssimos, sobretudo, às empresas já em atividade, visto que, com a constante mudança na legislação e o achatamento nos lucros, em decorrência da instabilidade da economia, a competitividade é fator fundamental, e por isso, o empresário não pode expor sua empresa a riscos, sob pena de sucumbir.

A advocacia moderna nos indica para um trabalho preventivo. O advogado não é mais aquele profissional procurado somente no momento de resolver problemas na Justiça. O advogado se tornou em um consultor especializado, que acompanha os negócios das empresas para as quais advoga, com o intuito de evitar percalços no caminho, evitando, assim, que grande parte do capital de giro da empresa acabe sendo destinada à custear processos, que acabam sobrecarregando cada vez mais os Tribunais do País.

Fato é que a atuação do advogado hoje em dia necessita ser muito mais ampla, pois além de ser um especialista, ele também necessita ter conhecimento de administração e economia.

Antes, os clientes é que diziam o que queriam que o advogado fizesse. Hoje, o advogado é que sugere o que o cliente deve fazer.

Se a modernização da economia e do judiciário trouxe mais trabalho para o advogado, também demonstrou a relevância desse profissional. Assim, considerando a importância de se buscar a opinião do advogado antes de uma tomada de decisão, o fator "confiança" é preponderante e decisivo para o sucesso de ambos.

Se, por um lado é de fundamental importância a figura do advogado para a preservação do estado democrático de direito, por outro lado, é de fundamental relevância para tal classe de profissionais, saber que um dia poderão contar com uma OAB sem ideologia política e que se preocupe mais com a defesa da classe e de suas prerrogativas e não apenas com a cobrança de anuidades, para lastrear as benesses que o cargo lhe proporciona.

É chegado o momento da mudança para renovar nossa esperança. Estendo, assim, meus cumprimentos à todos os colegas advogados, pela nossa data comemorativa.

Otacilio Peron - Advogado da CDL/FCDL

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]