José Vieira
Mato Grosso do Norte
Dois projetos em Alta Floresta, na área de Preservação do Meio Ambiente, foram destaques em uma matéria exibida na TV Centro América, no programa Bom Dia MT, na segunda-feira, 6, por desenvolverem ações de Educação ambiental.
Os Programas são Alta Floresta não Atropela e Um Dia na Floresta. Este último da Fundação Cristalino (FEC). As coordenações de ambos os projetos expandiram para estudantes de escolas públicas, as informações sobre a biodiversidade na Amazônia.
Mais de 6 mil estudantes de Alta Floresta e cidades da região já participaram da ação e tiveram acesso a conhecimento sobre a importância da preservação da natureza e conheceram a floresta e as espécies que vivem nela. Através destas informações, se despertam para a consciência ambiental e sua importância para a preservação da natureza.
A reportagem acompanhou o passeio dos estudantes numa área de floresta e entrevistou, além dos coordenadores, as crianças das escolas que estavam participando da ação.
As crianças entrevistadas demonstram grande entusiasmo pelo contato com a natureza e por estarem desenvolvendo aprendizado sobre os animais e as plantas existentes na biodiversidade da mata.
Além do passeio na floresta, as crianças também tiveram aulas especiais sobre a importância de preservar a natureza e não ‘fazer maldade’ com os animais silvestres.
“Muitas crianças sentem medo da floresta. E a gente tem o objetivo de mostrar que a floresta é boa, não tem perigo grande. E é uma oportunidade de conhecer a fauna, as grandes árvores da região e ver animais”, disse a coordenadora da FEC, Mariana da Silva.
Para ela, conscientizar as crianças é a esperança de ter a floresta preservada.
Outro coordenador da FEC, Lucas Araújo, destacou que até há pouco tempo, poucas pessoas sabiam da existência da espécie de macaco Zogue-zogue-de-Alta-Floresta, que agora está sendo protegido através do
Programa Alta Floresta não Atropela. Foram implantas passarelas aéreas para os animais (macacos) atravessar as rodovias sem risco de ser atropelados pelos veículos.