Assessoria
Prefeitura de Alta Floresta
Será realizado em Alta Floresta, nos dias 27 e 28 de novembro, no Teatro Municipal Agostinho Bizinoto, o I Encontro Regional do Serviço de Família Acolhedora, que terá como tema “Direitos Humanos da Criança e Adolescentes: Plano de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes a Convivência Familiar e Comunitária”. Confira em anexo a programação completa.
O encontro é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. É um serviço que trata de acolhimento provisório, até que seja viabilizada uma solução de caráter permanente para a criança ou adolescente – reintegração familiar ou, excepcionalmente, adoção. Os profissionais do Serviço fazem acompanhamento com as famílias.
O serviço tem como objetivo a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, garantia do direito à convivência familiar e comunitária, inserção e acompanhamento sistemático na rede de serviços, visando à proteção integral da criança e/ou adolescente e de sua família, entre outros.
Para participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, é preciso residir em Alta Floresta há pelo menos um ano, sendo vedada a mudança de domicílio; ao menos um de seus membros seja maior de 21 (vinte e um) anos, sem restrição de gênero ou estado civil.
Os interessados também não podem apresentar problemas psiquiátricos ou de dependência de substâncias psicoativas; possuírem disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço; não integrarem o Cadastro Nacional de Adoção; entre outros.