Assessoria/ Corpo de Bombeiros
Nesta manhã, a Companhia de Bombeiros de Alta Floresta realizou uma solenidade alusiva ao Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, data esta em que também ocorre a promoção dos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.
Na solenidade foram homenageados os 11 militares promovidos da 7ª CIBM, Alta Floresta, sendo eles:
2° TEN BM Lucas foi promovido ao posto de 1° TEN BM;
1º SGT BM Valdemir foi promovido à graduação de Subtenente BM;
3° SGT BM Jesuilson foi promovido à graduação de 2° SGT BM;
A corporação tem uma turma de soldados que foi incluída no ano de 2011, tendo esta turma de militares, neste dia 02 de julho, sido promovida à graduação de Cabo Bombeiro Militar. Assim, desta turma de militares incorporada no ano de 2011, há oito que compõem o efetivo da 7ª CIBM, sendo todos estes promovidos à graduação de cabo bombeiro militar, a seguir nominados: CB BM Rodrigo Silva; CB BM Ghellere; CB BM Borck; CB BM Neri; CB BM Rogério; CB BM Raquel; CB BM Wellington; CB BM Tatiane.
Na ocasião, o TEN CEL BM Ranie concedeu uma entrevista coletiva à imprensa local discorrendo acerca do lançamento da Temporada de Incêndios Florestais para o Ano de 2020, lançamento este que ocorreu oficialmente pela Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso no dia de ontem.
Importante destacar que as ações para a temporada segue um plano denominado “Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais 2020 – POTIF/2020, lançado no mês de março, estabelecendo as ações de prevenção, preparação, resposta e responsabilização relacionadas com os incêndios florestais, definindo o emprego dos recursos humanos e materiais, bem como apresentando os recursos necessários para a operacionalização das ações previstas.
Como parte do plano, neste ano, o CBM-MT intensificará as ações nos 20 municípios em que foram mais detectados focos de calor no ano de 2019, implementando-se nestas cidades uma Brigada Municipal Mista - BMM, composta por 02 bombeiros militares e no mínimo 06 brigadistas a serem contratados pelas prefeituras, ou uma Base Descentralizada Bombeiro Militar – BDBM, composta no mínimo por 04 bombeiros militares.
Na área de atuação do Comando Regional Bombeiro Militar VII – CRBM VII, três municípios estão no ranking das 20 cidades do Estado de Mato Grosso em que foram detectados mais focos de calor no ano anterior, sendo a cidade de Nova Bandeirantes, Peixoto de Azevedo e Marcelândia, sendo que em cada um destes municípios haverá uma Brigada Municipal Mista – BMM que começará a atuar já no início deste mês de julho.
Cada Comando Regional Bombeiro Militar ficará responsável pelo monitoramento dos focos de calor na sua área de atuação, repassando as coordenadas geográficas e demais informações destes focos de calor detectados via satélite para as equipes que estão em campo, tendo estas a atribuição de verificarem in loco estes focos de calor e procederem às medidas necessárias.