Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024

Atualidades Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 08:40 - A | A

18 de Setembro de 2024, 08h:40 - A | A

Atualidades / reservas naturais

Fazenda Anacã une pecuária e ecoturismo

A área é um reduto de muitas espécies de aves, mamíferos e plantas da floresta amazônica



Reportagem

Após 10 anos sem a criação de uma unidade de conservação na Amazônia de Mato Grosso, foi lançada, no Dia da Amazônia, a Reserva Particular de Patrimônio Natural - RPPN Fazenda Anacã- situada nas proximidades do município de Alta Floresta.

Com 17,8 hectares, a área foi adquirida em 2019 com o objetivo de conservação e desde então é utilizada para turismo de observação de vida selvagem. A unidade de conservação federal, decretada pelo Instituto

Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em 21 de maio desse ano, tem proteção perpétua e passa a integrar uma rede de reservas naturais particulares federais em todo o país, somando mais de 600 mil hectares.

A Fazenda Anacã foi adquirida em 2014 e desde então foi desenvolvido um novo modelo de negócio associando pecuária com ecoturismo. “Transformamos toda a área verde da fazenda em um grande corredor ecológico que conecta significativas áreas de remanescentes florestais localizados no entorno da área urbana”, conta o proprietário, Fernão Prado.

A área é um reduto de muitas espécies de aves, mamíferos e plantas da floresta amazônica. Destacam ainda várias espécies de primatas. (Informações/A Gazeta)

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]