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Atualidades Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020, 00:00 - A | A

02 de Dezembro de 2020, 00h:00 - A | A

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Fila quilométrica na agência da Caixa em Alta Floresta



José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte

Uma longa fila volta a se formar na agência da Caixa Econômica de Alta Floresta nas últimas semanas. Em determinados dias, são tantas as pessoas para serem atendidas, que a fila inicia na esquina de uma rua transversal, chega na avenida Ludovico da Riva até à agência. 
Para conseguir ser atendido, o cliente tem que chegar às 6 horas, ir se posicionando na fila, e aguardar até chegar sua vez de ser atendido. A agência abre às 8 horas e fecha às 13hs. 
Um funcionário da Caixa  que fica na porta da agência para organizar a entrada das pessoas, explica que a aglomeração que vem ocorrendo é porque a agência de Alta Floresta atende também aos municípios de Carlinda, Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes.
Segundo ele, são atendidas uma média de 700 pessoas por dia. “Não é uma questão de estrutura de atendimento, é porque a quantidade de pessoas atendida é muito grande. Mas atendemos a todos até na hora do fechamento da agência”, disse o funcionário. [Mato Grosso do Norte não revela seu nome, porque os servidores não estão autorizados a passar informações para a imprensa]. 
As filas são para controlar o fluxo de pessoas e evitar aglomerações nas dependências da agência, por causa do risco à saúde na pandemia do covid-19.  
A Caixa Econômica de Alta Floresta é a agência que atende aos moradores dos municípios citados, ofertando  os serviços de  saque do Auxílio Emergencial, saque de benefício do INSS sem cartão e senha, saque de FGTS sem cartão e senha, saque de Seguro Desemprego ou Defeso sem cartão e senha, saque de Bolsa Família sem cartão e senha, liberação de PIS/ Abono sem cartão e senha, desbloqueio de cartão e senha, saque de Contas Salário ou Conta Corrente/ Poupança com crédito de salário ou conta corrente/poupança com crédito de salário sem cartão e senha, pagamentos de prêmios de loteria, pagamento de RPV e precatórios e Fundo de Financiamentos Estudantil- Fies.   

Marcílio Pereira da Silva, morador de Nova Monte Verde, veio à agência da Caixa em Alta Floresta, para sacar seu FGTS [Fundo de Garantia por Tempo de Serviço]. Ele entrou na fila às 6.40hs, às 9hs ainda tinha cerca de 40 pessoas em sua frente. Mesmo assim ele, disse que está indo rápido. “Lá em Monte Verde não tem Caixa e tem que vir aqui para resolver, mas o importante é sacar meu FGTS, mesmo que demore um pouco”, comentou.

Já Valdecir da Silva, morador do bairro jardim Panorama, aguardava na fila desde às 6.30hs. Ele veio à agência da Caixa para fazer um favor à uma amiga que está doente. Como ela não está podendo se locomover, ele veio receber a sua aposentadoria.  
“Demora para ser atendido, mas como ela está doente e não pode ficar tanto tempo na fila, me pediu para eu vir receber”, disse. 
Para este serviço prestado pela Caixa Econômica à população, na sua maioria benéficos sociais e também considerados serviços essenciais, há um decreto do Governo Federal [decreto número 10.282/2020] que permite que o banco atenda de forma excepcional e isenta de fiscalização. 
Isto significa que as pessoas tem seguir as normas de prevenção da pandemia, mas não há tempo determinado para o cliente der atendido.
O coordenador Executivo do Procon em Alta Floresta, Celso Ferreira dos Santos, afirma que recebeu um comunicado da Caixa Econômica, esclarecendo sobre a vigência do decreto do Governo Federal, com base no artigo 9º da lei nº 4.595 de 31 de dezembro de 1964, que assegura a prestação de serviços essenciais à população, com autorização do Banco Central, enquanto durar a situação de risco à saúde, decorrente do novo coronavírus.
“Apesar destas pessoas serem consideradas clientes, o Procon não pode aplicar fiscalização com base na lei municipal da fila, que obriga o atendimento em no máximo 20 minutos. Os bancos podem ajustar o horário de atendimento em suas dependências sem precisar comunicar isto com antecedência”, explica. 
“A Caixa está pagando benefícios do Governo Federal e sobre este serviço não tem como ter fiscalização”, acrescenta. 

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