Reportagem
Guarantã do Norte terá um aumento de 60% da potência disponibilizada para a região possibilitando oportunidades de desenvolvimento econômico, conforto e uma melhor qualidade de energia. O investimento é de mais de R$ 5 milhões.
A Energisa iniciou a ampliação da capacidade de distribuição de energia para Guarantã do Norte. Nesse primeiro momento uma subestação móvel foi instalada para suprir a demanda durante a obra.
Esse é um sistema desenvolvido para ser levado para qualquer localidade e capaz de distribuir energia da mesma forma que um transformador fixo. O equipamento é utilizado para atendimentos emergenciais ou manutenções preventivas, garantindo abastecimento de energia até a conclusão dos trabalhos necessários.
“A subestação móvel é um equipamento que tem capacidade para suprir, sozinho, um município inteiro com até 50 mil habitantes. Assim, nossas equipes podem atuar em uma manutenção, melhoria ou expansão no sistema elétrico sem gerar interrupção no fornecimento”, explica o gerente de manutenção e transmissão, Werneck Lebres Dias.
O próximo passo é a instalação de um novo transformador que aumentará a capacidade de atendimento na cidade em 60 %, garantindo o crescimento da região. “É uma evolução técnica muito importante e interessante. Estamos tornando a subestação mais robusta para suportar o crescimento da demanda de energia de forma planejada e estável. Com isso, as cidades da região poderão receber novos empreendimentos e indústrias”, explicou Werneck.
Todas essas s obras fazem parte do plano de investimentos da Energisa para este ano em Mato Grosso, que pretende investir até dezembro mais de R$ 1,3 bilhão de reais no estado sendo a maior parte destinado para expansão de redes.