Natalia Emanoela
Mato Grosso do Norte
Podendo chegar a 50 metros de altura e viver cerca de 120 anos, a samaúma ou sumaúma (Ceiba pentranda), bastante conhecida por sua beleza e magnitude é uma árvore encontrada no município de Alta Floresta, que tem uma dessa espécie em seu território, esta semana, ganhou visibilidade após a árvore, localizada em área turística, recebe o título de maior árvore da América Latina e Caribe, categoria internacional do “concurso Ambiental Colosos De La Tierra 2022”, 11° edição.
Frequentemente visitada, a Samaúma está numa área nativa de 87 hectares de Floresta Amazônica, com trilha interpretativa flora e fauna local. A gestão é feita pela Fundação Servir, uma entidade sem fins lucrativos ligada à Igreja Católica, Paróquia Santa Cruz. Está localizada no Sítio Ecológico da Paineira, na 3° leste, a 28 quilômetros da cidade de Alta Floresta. Á área é privada, mas com autorização da fundação, é liberada para visitação turística e recebe público de todos os lugares do Planeta.
Foto/ Prefeitura de AF
A Samaúma concorreu entre 22 árvores, através da entidade "A Todo Pulmón Paraguay Respira", com suas medidas de 61 metros de altura, 4 metros de circunferência de tronco e 304 metros quadrados de circunferência de copa.
Para participar do concurso, a Fundação Servir, através da Kikue Yasuda, convidou uma equipe composta por representantes da UNEMAT, Campus de Alta Floresta, o professor Dr. Rubens Rondon, engenheiro florestal, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com os biólogos José Alesando e Adelson Milanez e o Agrônomo Dr. Wagner Gervásio, representando a Fundação Servir. Essa equipe teve a missão de realizar a medição da Samaúma.
“Colosso da Terra" é um concurso anual que teve origem no Paraguai, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação das florestas nativas e o respeito às árvores.
A Todo Pulmón é uma ONG paraguaia que projeta, desenvolve e implementa campanhas e projetos ambientais abrangentes, para conscientizar, promover boas práticas de produção sustentável e gerar estratégias que ajudem a mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O projeto, por sua vez, busca desenvolver uma campanha de comunicação que permita dar a conhecer o concurso e que as pessoas participem candidatando-se à sua árvore.
Foto/ Prefeitura de AF
Bob kayan 22/01/2024
Estive em Alta Floresta e fui conhecer a Samaúma, fiquei impressionado com a magnitude desta árvore.Que maravilha!!!
LEANDRO RODRIGUES PINTO 28/12/2022
Eu tive o privilégio de conhecer essa exuberante árvore (SUMAÚMA). Vejo as fotos que tirei dela e me emociono com tanta beleza ????????????????❤️ Att; Eng. Ambiental Leandro Rodrigues
2 comentários