José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte
A crise causada pela pandemia do novo Coronavírus tem aumentado a procura pelos bancos. Em Alta Floresta, um grande número de usuários, diariamente, busca os serviços ofertados pela Caixa Econômica Federal. Assim, a aglomeração de pessoas em frente a agência da instituição financeira, é quase quilométrica.
Muita gente está procurando a agência da Caixa Econômica em busca de diversos serviços, principalmente para regularização de Cartão do Cadastro Único. Muitos estão com os cartões vencidos, perderam a senha ou não sabem a senha de letras. E dependem do documento para os saques do Auxílio Financeiro Emergencial, liberados pelo Governo Federal, durante o período de pandemia. Diante disto, procuram a agência da Caixa em busca de soluções e informações.
As filas se formam todas as manhãs nas calçadas em frente ao banco, e as pessoas, apesar do uso de máscara, não estão respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre elas.
José Ribeiro da Silva retirou parte de seu beneficio de R$ 600,00 em uma Casa lotérica, mas como nestes locais só é possível sacar R$ 300,00 [metade do benefício] por dia, ele teve que procurar a Caixa para pegar a letra do seu cartão [que ele não sabia qual era] e sacar o restante do dinheiro.
Já Keila Ferreira Nascimento, que está no Cadastro Único, teve seu Auxílio Emergencial Liberado, mas como ela está com o cartão vencido e o mesmo é de Rondônia, procurou a agência da Caixa para regularizá-lo e sacar o seu dinheiro.
Keila estava há uma hora na fila e acreditava que teria que esperar por mais uma hora e meia até ser atendida. Funcionários da agência constantemente veem até as pessoas na fila para lembrá-las do espaçamento de 1,5 metros de distância. Mas logo as pessoas voltam a se aproximar uma da outra, infringindo as normas de prevenção ao Coronavírus.
Entretanto, a Caixa está seguindo as orientações de segurança. Só podem entrar no banco quem estiver usando máscara. Dentro da agência, na entrada, tem uma mesinha com álcool gel e os clientes sentam para aguardar em bancos separados. Só podem entrar duas pessoas por vez para atendimento no caixa eletrônico e uma para o atendimento pessoal.