José Veira
Mato Grosso do Norte
A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira, 5, a edição de 2023 da Operação Fim de Ano, para reforçar o policiamento em comércios, rodovias, bairros e áreas de grande circulação de público, visando a manutenção da ordem pública e da segurança da população durante o período festivo de fim de ano.
Lançada simultaneamente em todos os 15 Comandos Regionais do Estado, a operação contará com reforço de mais de 1,5 mil policiais e ocorre de forma integrada nos 142 municípios de Mato Grosso, até o dia 2 de janeiro.
Em Alta Floresta, o lançamento da Operação aconteceu por volta das 9h em frente a sede do 9º Comando Regional. O tenente Coronel Alessandro Souza Soares, explica que a ação visa trazer articulação para a Polícia Militar na entrega destes serviços para à sociedade.
“É um período de um grande volume de pessoas na área comercial da cidade, férias escolares, celebrações por parte das famílias, confraternizações das empresas. E tudo isto impacta o trabalho da Polícia Militar em respostas ao contexto da criminalidade. Então, temos uma ordem de operação vigente, com multiplicações de ações”, disse.
Conforme o tenente Coronel Alessandro, neste período compreendido até 2 de janeiro, será aumentado o efetivo de policiais nas ruas de Alta Floresta e demais cidades da regional. “No nosso plano já tem acontecido este aumento, com os policiais do horário de folga trabalhando em jornada extraordinária. E vamos receber apoio de policiais militares que veem de Cuiabá para a região”, anuncia.
Sobreposta a Operação fim de ano, acontece também a Operação Risp Segura, que acontecerá de 12 a 18 de dezembro, na Regional do 9º Comando, nas principais cidades da região, com ações pontuais.
foto/ Mato Grosso do Norte
“A Operação Fim de Ano engloba todas estas ações e outras que são de responsabilidade da Polícia Militar e de forma integrada aos órgãos de segurança”. completa o coronel.
O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, ressaltou a importância das ações e do reforço da presença da Polícia Militar neste período do ano.
“Essa é uma operação já esperada pela população todo ano, onde os moradores saem de casa para fazer compras ou para lazer, e a Polícia Militar estará presente em todos esses locais de grande circulação de pessoas”, observou.