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Atualidades Segunda-feira, 17 de Março de 2025, 08:43 - A | A

17 de Março de 2025, 08h:43 - A | A

Atualidades / Dia do Consumidor

Procon de Alta Floresta irá realizar campanha de renegociação de dívida

Campanha será realizada em parceria com a CDL



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado anualmente em 15 de março. Para lembrar a data, o Procon de Alta Floresta promoveu na sexta-feira, 14, um café da manhã para imprensa e entidades.

O Dia do Consumidor foi criado para proteger e lembrar dos direitos do consumidor. A Coordenadora do órgão, Adelina Dias Amorim, fez a divulgação do cadastro das reclamações fundamentadas registradas no ano de 2024.

De acordo com ela, todos os consumidores que procuram o Procon são orientados quanto ao Cadastro de Reclamação Fundamentada, o CRF, documento que oficializa cada ação atendida pelo Procon.

A coordenadora ressalta que 80% dos casos registrados no ano passado foram resolvidos. “O objetivo desse cadastro é para que o consumidor tenha acesso às referências de determinada empresa, se tem ou não reclamações no Procon, se a empresa atendeu ou não, e como foi o comportamento dela diante do caso”, explica.

Adelina disse que nesse mês de março várias ações serão desenvolvidas pelo órgão. Dentre elas a campanha de renegociação de dívidas.
“Fechamos uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e vamos juntos efetuar essa campanha de renegociação de dívidas, começando no dia 17 e se estendendo até o dia 28 de março, aqui no atendimento do Procon.

Teremos aqui, uma colaboradora da CDL que ficará à disposição para fazer as pesquisas, verificando se o CPF do consumidor está negativado, nos órgãos de proteção ao crédito como SPC ou SERASA. Caso haja negativação, o Procon vai entrar em contato com a empresa por telefone ou carta para intermediar uma negociação”, destaca.

O Presidente da CDL, Alex Cavalheiro, disse que está satisfeito em poder contribuir com o Procon, nessa campanha de renegociação de dívida. “A gente entende a importância de uma campanha como essa, porque todo mundo passa por necessidades financeiras. É bom para todos, porque o consumidor limpa o nome, podendo comprar novamente”, observa Alex.

 

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