José Vieira
Mato Grosso do Norte
A Escola Técnica Estadual de Educação e Tecnologia de Alta Floresta (Seciteci) será beneficiada com 30 vagas no processo seletivo para contratação de professor para a Educação Profissional e Tecnológica, técnico Administrativo Educacional e Técnico de apoio Educacional.
Os novos selecionados formarão um cadastro de reserva e serão convocados conforme demanda. Os salários variam de acordo com a titulação e carga horária, de R$ 2.173,45 a R$ 8.781,71. As inscrições estão abertas e se encerram às 23h59 de 13 de novembro.
O diretor da Seciteci em Alta Floresta, Miguel Júlio Lorin, em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, observa que o seletivo é uma ótima oportunidade para quem está em busca de espaço no mercado de trabalho no segmento da Educação.
A Unidade da Escola Técnica em Alta Floresta, que está passando por uma reforma completa, conforme ele, a partir de 2025, estará funcionando com suas instalações completamente reformadas. Diante disto, ampliará sua capacidade de atendimento na disponibilização de cursos técnicos profissionalizantes.
A entrega da escola totalmente reformada está marcada para o dia 12 de dezembro. Miguel destaca a vantagem para os alunos do Ensino Médio, que optarem por um curso Intercomplementar na Seciteci.
“Os cursos são profissionalizantes. Os alunos fazem o Ensino Médio normal na grade da Seduc (Secretaria Estadual de Educação) e tem as aulas profissionalizantes. No final dos três anos, vão sair com os dois diplomas: da Secitec (profissionalizante) e o da Seduc”, explica Miguel.
Em 2025 estão previstas duas turmas do curso Técnico em Agronegócio e mais duas do curso técnico em Agroindústria. Serão duas turmas no horário matutino e duas no vespertino.
“A ideia é, a partir de agora, a gente ir aumentando. É uma ação da Seduc e da Seciteci que foi elaborada em 2023 e posta em prática em 2024 em todas as Escolas Técnicas de Mato Grosso”, disse.
Com a reforma total da unidade da Seciteci em Alta Floresta, o diretor preconiza que a escola ampliará sua capacidade de atendimento, além de ofertar espaços mais confortáveis para alunos, professores e servidores.
“A reforma contempla a troca de todo o telhado, porcelanato, troca das partes elétrica e hidráulica, construção de uma cozinha para atender o aluno do Ensino Médio e Refeitório climatizado”, relata.
Este ano, em função da reforma, os alunos usaram um espaço anexo ao Ginásio de Esporte. Mas a partir de 2025 vão estudar na Seciteci. As salas contam com dois ares-condicionados, quadro de vidro, televisão e laboratórios.
“Nossa ideia é colocar estes alunos no mercado de trabalho condizente com o curso que ele fez”, observa.
De acordo com Miguel, atualmente a turma é de 30 alunos, mas já tem duas turmas formadas com média de 35 alunos para 2025 no horário matutino. A partir de agora a busca é por alunos para as turmas do horário da tarde.
“A gente faz uma busca ativa nas escolas municipais, particulares e estaduais, por alunos do 9º ano, para fazer este convite. O ingresso do aluno é por inscrição, não passa por seletivo. Vamos buscar alunos para as turmas vespertinas para ficar duas turmas de manhã, duas à tarde do 1º ano e a turma do 2º ano matutino. O objetivo é três turmas de manhã e duas turmas à tarde. E também vamos voltar com o Jovem Aprendiz a partir de 2025”, informa.
Diante destas inovações que passam a ter a Escola Técnica de Alta Floresta, Miguel observa que a Unidade precisará de mais servidores para atender a demanda.
“Está aberto o seletivo para professores e para técnicos administrativos também. As informações podem ser obtidas no site da Seciteci ou pelo Whats App: 66 -99250-9415”, reitera o diretor.
Outros cursos - A seciteci também oferta os cursos: técnico em Enfermagem, Técnico em Edificação e Técnico em Análise Clínica.