Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2025

Atualidades Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2025, 08:35 - A | A

31 de Janeiro de 2025, 08h:35 - A | A

Atualidades / Mato Grosso

Sebrae disponibiliza fundo de aval para viabilizar R$ 1 bi em crédito para empreendedores

O recurso do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe) que o Sebrae disponibiliza para garantia de crédito junto aos bancos conveniados poderá ser atingido em dois anos



Reportagem/ Sebrae

O presidente do Sebrae, Décio Lima, anunciou que nos próximos dois anos, será viabilizado R$1 bilhão em crédito garantido pelo Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), aos empreendedores de Mato Grosso. No estado, um total de 5 instituições bancárias atuam com o aporte do Fampe, que é gerenciado pelo Sebrae e visa auxiliar o pequeno negócio a ter acesso a empréstimos concedidos por instituições de crédito parceiras, com foco em desenvolver e alavancar seus negócios.

Durante encontro realizado na sede do Sebrae/MT, em Cuiabá, com instituições financeiras que atuam com o Fampe em Mato Grosso, Décio Lima destacou que o Sebrae tem buscado junto ao governo federal por meio do programa Acredita, ampliar o acesso das micro e pequenas empresas a financiamento.

“O programa oportuniza soluções significativas, com o crédito assistido e orientado. Os fundos de aval como o Fampe são essenciais para ampliar as chances de obtenção de crédito, uma vez que a comprovação de garantias reais é uma das principais barreiras que inviabilizam a contração do crédito.

Com o Acredita, os empreendedores e empreendedoras poderão sair com uma estratégia de crescimento e de expansão da empresa, para gerar mais empregos e melhorar seu faturamento”, afirma. O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MT, Jonas Alves, reforça que o acesso à crédito para os pequenos negócios é uma importante ferramenta de desenvolvimento.

“Eu vivo há 32 anos em prol dos empresários em Mato Grosso e por onde eu passo eu vejo que as dificuldades são muito parecidas, a gente sabe que conseguir crédito com baixa taxa de juros é o principal gargalo deles, então com certeza estas operações financeiras com o suporte do Sebrae, para orientar e o aval do Sebrae para acessar o crédito são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Estado”, falou.

Assessoria

sebrae foto 2 Da esq para dir - Jonas Alves, presidente do CDE e Décio Lima, presidente do Sebrae.jpeg

Jonas Alves, presidente do CDE e Décio Lima, presidente do Sebrae

Acredita Delas- O Sebrae também lançou em Mato Grosso o programa Acredita Delas, que, em parceria com o governo federal, vai oferecer aval de 100% do valor para operações de crédito destinadas a micro e pequenas empreendedoras. Pesquisas feitas pelo Sebrae mostram que, apesar do crescente protagonismo feminino no empreendedorismo, as mulheres continuam enfrentando obstáculos mais significativos que os homens na hora de buscar empréstimos no setor financeiro. A realidade é que apenas 29,4% do crédito concedido no país beneficia empresas lideradas por mulheres. E, mesmo quando conseguem obter o empréstimo, elas acabam enfrentando taxas de juros, em média de 4% mais altas do que as aplicadas a empresas geridas por homens.

“Esses números evidenciam um cenário de desigualdade que desestimula o empreendedorismo feminino, onde você percebe tantos preconceitos e barreiras econômicas, principalmente porque as pesquisas mostram que as mulheres possuem menor taxa de inadimplência, o que não justifica elas terem mais dificuldades de acessar crédito e nem de pagar mais juros”, diz a diretora Superintendente do Sebrae/MT Lélia Brun, ao destacar a importância de trabalhar a aproximação entre mulheres e instituições financeiras.

“Em Mato Grosso vamos realizar um processo de conexões, por meio do programa Sebrae Delas, Força Mulher e o Acredita Delas, vamos ofertar educação financeira e suporte orientado e acolhedor para as empreendedoras”, conclui Lélia Brun.

Mutirão Acredita-  O Sebrae vai realizar ao menos um mutirão de Crédito do Acredita por estado, além de criar um espaço do Programa nos estados onde os empreendedores possam buscar atendimento. Além disso, serão contratados mais de 550 agentes de crédito – totalizando 1,1 mil profissionais em todo o país. No site sebrae.com.br/acredita estão disponíveis todas as informações iniciais para a tomada de crédito, incluindo uma calculadora financeira.

Com ela, o empreendedor pode planejar sua necessidade e capacidade de pagamento, verificando se o crédito que deseja tomar está dentro de suas condições. Além disso, o site oferece materiais de orientação, como cartilhas, vídeos e cursos. Após essa preparação, o empreendedor encontra a lista de instituições bancárias parceiras e pode procurar o banco com o qual já tenha relacionamento ou uma cooperativa de crédito próxima.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]