Por Nataniel Zanferrari/ Assessoria
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última semana as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esta edição do exame avaliou os cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas.
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) teve 18 cursos avaliados, dos quais 12 obtiveram conceito 3, de um total de 5. O destaque fica para o curso de Direito do Câmpus Universitário de Alta Floresta, que conquistou o conceito 4.
Os cursos de Direito de oferta contínua em Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino e Pontes e Lacerda e o curso de Direito de oferta diferenciada em Marcelândia obtiveram nota 3.
Três cursos de Administração também obtiveram conceito 3: Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra. Os cursos de Ciências Contábeis em Cáceres, Nova Mutum e Tangará da Serra também conquistaram a nota 3, bem como o curso de Jornalismo, em Tangará da Serra.
Os resultados completos podem ser acessados clicando aqui.
CURSOS DE LICENCIATURA
O ministro da Educação, Camilo Santana, também anunciou que os cursos de licenciatura serão avaliados anualmente pelo Enade a partir de 2024.
Atualmente, os desempenhos dos alunos dos cursos de licenciatura são analisados a cada três anos, conforme o ciclo avaliativo. “A partir do ano que vem, as licenciaturas serão analisadas anualmente, pela importância que possuem para a formação dos professores”, adiantou o ministro.
A declaração do ministro foi dada durante a apresentação dos resultados do Enade 2022 pelo Inep, realizada na terça-feira (31) em Brasília. O exame tem o objetivo de construir e aperfeiçoar políticas públicas educacionais e serve, também, como guia para que as próprias instituições de Ensino Superior melhorem os processos pedagógicos.
CONFIRA O DESEMPENHO DA UNEMAT NO ENADE 2022:
Administração, Diamantino: Conceito 2
Administração, Juara: Conceito 2
Administração, Nova Mutum: Conceito 3
Administração, Sinop: Conceito 3
Administração, Tangará da Serra: Conceito 3
Ciências Contábeis, Cáceres: Conceito 3
Ciências Contábeis, Nova Mutum: Conceito 3
Ciências Contábeis, Sinop: Conceito 2
Ciências Contábeis, Tangará da Serra: Conceito 3
Ciências Econômicas, Sinop: Conceito 2
Direito, Alta Floresta: Conceito 4
Direito, Barra do Bugres: Conceito 3
Direito, Cáceres: Conceito 3
Direito, Diamantino: Conceito 3
Direito, Marcelândia: Conceito 3
Direito, Pontes e Lacerda: Conceito 3
Jornalismo, Tangará da Serra: Conceito 3
Turismo, Nova Xavantina: Conceito 2