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Carros Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022, 09:36 - A | A

12 de Agosto de 2022, 09h:36 - A | A

Carros / R18

Briga de moto grande

BMW apresenta a R18 no Brasil, uma cruiser para encarar os modelos de topo da Harley-Davidson



POR EDUARDO ROCHA
AUTO PRESS

O domínio da Harley-Davidson entre as motos cruiser é intimidadora. Tanto que a BMW está entrando neste mercado como quem, antes de mergulhar, mede a temperatura da água com a ponta do pé. Foi assim, de forma cuidadosa, que a marca alemã apresentou a R18 na Europa e nos Estados Unidos no final de 2020, depois de cinco anos de desenvolvimento – boa parte dedicados ao enorme motor boxer de 1.8 litro. A marca fez muito barulho, mas não a ponto de incomodar a dona do segmento. No Brasil, a BMW Motorrad está sendo ainda mais cautelosa. Não só por conta do poderio da Harley como também pelo comportamento errático do mercado. Tanto que resolveu trazer apenas a versão mais simples da linha, chamada simplesmente de R18. Ficaram de fora a R18 Classic, a R18 B e a R18 Transcontinental.

O preço de chegada não é exatamente convidativo: R$ 139.900, tanto para a versão mais despojada, Black Storm Metallic, mesmo valor pedido para a versão com tanque com listras, Pinstripping, que ainda traz um kit de capaz cromadas para a frente e laterais do motor. Esse valor é cerca de 20% acima do valor cobrado pela Harley para o modelo Road King, o que mais se assemelha em termos de proposta. Essa diferença pode até ser benéfica para o modelo da BMW, já que não é incomum o consumidor do segmento de luxo encarar o preço mais alto como um motivador para a compra (sabe-se lá o motivo).

A R18 traz um desenho clássico, mas buscou apoio na confiabilidade mecânica e na tecnologia. O motor boxer a gasolina de dois cilindros tem exatos 1.802 cm³, que rende 91 cv e 16,12 kgfm. O câmbio tem seis marchas e a transmissão final é por eixo cardã. Já a Harley tem um motor de 1.868 cm³ que é um pouco mais potente, 95,2 cv, mas um torque ligeiramente mais baixo, com 15,8 kgfm, seis marchas e transmissão final por corrente. O peso das duas não é muito diferente: 345 kg da BMW e 366 kg da Harley. Em relação aos sistemas eletrônicos, a BMW traz três modos de condução e ainda ABS, controle de estabilidade e tração, controle de partida em rampa, controle de cruzeiro, luzes em led e chave presencial para ignição. A não ser pelos modos de condução, o modelo da Harley oferece os mesmos recursos com nomes distintos. 

Álbum de fotos

Foto: DIvulgação

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