Sexta-feira, 04 de Abril de 2025

Carros Quarta-feira, 02 de Abril de 2025, 09:09 - A | A

02 de Abril de 2025, 09h:09 - A | A

Carros / BUGATTI TOURBILLON

Extravagância sem limites



por Eduardo Rocha
Auto Press

A Bugatti sempre encontra uma forma de sofisticar e elitizar mais a experiência com seus modelos. O hiperesportivo Tourbillon, sucessor do icônico Chiron, foi exibido oficialmente em junho do ano passado e agora começa a receber os detalhes para a personalização das unidades pelos futuros proprietários de cada uma das 250 unidades planejadas – cada uma com preços entre 3,8 milhões e 4,1 milhões de euros – algo na grandeza de R$ 25 milhões. Para diferenciar mais um pouco o processo, a marca francesa, que pertence à Volkswagen, criou o pacote Équipe Pur Sang, ou equipe puro sangue em francês. A ideia é dar ao modelo um visual de bólido de pista, para “honrar a herança de mais de um século no automobilismo da marca”, como defende Hendrik Malinowsky, principal executivo da fabricante.                

O pacote Équipe Pur Sang adiciona um conjunto de elementos projetados para enfatizar visualmente as características de desempenho do Tourbillon. Um divisor dianteiro funciona em harmonia com uma asa traseira sob medida com pequenas placas para melhorar a eficiência aerodinâmica. Passando pelas incrustações da tampa do motor em fibra de carbono em direção à traseira do veículo, um sistema de escapamento de oito saídas é complementado por um difusor traseiro, que aumenta ainda mais a eficiência aerodinâmica e o downforce.                

O modelo ganha ainda rodas direcionais inéditas, produzidas em processo individualizado. Elas têm tamanhos diferentes na frente, com 20 polegadas, e atrás, com 21 polegadas e especificamente talhadas para o lado esquerdo e direito. Ou seja: cada roda tem u lugar específico. Ela tem raios longos e finos com um design que busca reduzir a turbulência e melhorar o fluxo de ar para o radiador traseiro em até 8%.                

Dentro da cabine, o tema Équipe Pur Sang continua com bordados no painel e nos encostos de cabeça dos bancos, com o logotipo que conecta o Tourbillon à herança de corrida da Bugatti. A opção inclui peças de acabamento interno Black Poli e o pacote interno de fibra de carbono. Com acabamento em estofamento totalmente em Alcântara, o pacote também incorpora assentos projetados especificamente para oferecer suporte lateral capaz de encarar a aceleração lateral que o carro impõe – o anterior, Chiron, alcançava 1,5 G de aceleração lateral, valor que deve ser superado pelo Tourbillon.                

O Tourbillon é o primeiro híbrido da fabricante sediada em Molsheim, na Alsácia, no Leste da França, em 115 anos de história. Ele é alimentado por um novo motor V16 naturalmente aspirado de 8,3 litros com 1.000 cv, combinado com três motores elétricos com 800 cv adicionais. Com esse conjunto, o Tourbillon pode acelerar de zero a 100 km/h em 2,0 segundos, zero a 200 km/h em menos de 5,0 segundos, zero a 300 km/h em menos de 10,0 segundos e zero a 400 km/h em menos de 25,0 segundos. A máxima é estimada de 445 km/h.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]