por Eduardo Rocha
Auto Press
Na virada do milênio, a Honda lançou com um modelo que virou uma lenda no mercado. Com o desenho desenvolvido pela filial italiana da marca japonesa, a CB600F Hornet chegou ao mercado europeu em 1998, e teve um sucesso estrondoso. No Brasil, o modelo chegou em 2004 e também foi extremamente bem sucedida. A fórmula do sucesso era simples: uma naked com motor de quatro cilindros em linha com cerca de 200 kg e 100 cv de potência. O modelo que saiu de linha em 2015, atropelado pelas exigências ambientais – substituída pela CB650F, com 87 cv ‑, mas até hoje lidera a lista dos modelos mais buscado nos sites de compra e venda de motocicletas.
Foi por conta desse potencial que a Honda Itália, com a bênção da matriz no Japão, decidiu trabalhar em uma sucessora da Hornet – coisa que até hoje não havia sido ousada. Nos esquetes apresentados pela marca, a Hornet aparece com um design agressivo, que usa o motor como elemento estético, bem na tradição da naked. A Honda também mostrou o ronco do motor, o que acabou decepcionando um pouco os fãs. Analogamente, o som da nova Hornet está para a antiga como o som dos motores híbridos da Fórmula 1 está para os antigos V10 e V12 do início da década de 2010.