por Daniel Dias
AutoMotrix
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), maio teve a venda de 183.214 unidades entre carros de passeio e comerciais leves, com queda de 11,9% ante abril deste ano e aumento de 10,1% sobre o mesmo mês de 2023. No acumulado de janeiro a maio de 2024, houve 874.510 emplacamentos, 15,8% a mais em comparação a igual período do ano passado. Os líderes nos principais segmentos no ano são a picape compacta Fiat Strada, com 49.050 unidades comercializadas, também o modelo mais vendido no geral, o hatch compacto Volkswagen Polo (48.181), o carro de passeio mais emplacado, a picape média Toyota Hilux (18.394), o SUV compacto Volkswagen T-Cross (25.583), o SUV médio Jeep Compass (18.831), o SUV grande Jeep Commander (5.489), o sedã compacto Chevrolet Onix (23.369) e o sedã médio Toyota Corolla (13.313).
Facilitar para vender
A Hyundai Motor Brasil anuncia sua nova campanha de vendas para junho nas concessionárias. Até o dia 30, serão oferecidas condições exclusivas de financiamento para a aquisição dos modelos HB20 e Creta. A campanha oferece opções com entrada de 30% do valor do veículo, saldo em 60 vezes e alternativas com juro zero no financiamento. Na Limited e na Platinum do Creta, a taxa zero se aplica também ao financiamento do saldo em 36 e 24 vezes, respectivamente. Para os HB20 Comfort Plus e Limited Plus, o cliente terá a opção do saldo em 60 vezes, com 30% de entrada e taxa de juros de 1,19%. Também para a família HB20, os bônus serão de R$ 8 mil na avaliação do usado oferecido na troca pela variante Platinum, enquanto um desconto de R$ 4 mil está previsto para o HB20S Limited Plus, que durante o mês de junho sairá por R$ 95.990. No caso do Creta Comfort, o desconto de R$ 10.500 é cumulativo às condições especiais de financiamento, que incluem ainda as opções de 50% de entrada com saldo em 36 vezes e taxa de 0,99% ou 40% de entrada com saldo em 48 vezes e taxa de 1,09%.
Jipinho baixa os preços
A partir deste mês, a Suzuki Veículos promove um reposicionamento de preços com redução em toda a linha Jimny Sierra, produzida pela HPE Automotores em Catalão (GO). Com exceção da variante de entrada, todas as outras já estão como modelo 2025. Assim, os valores para a família do Jimny Sierra passam de R$ 162.990 para R$ 142.990 na versão 4You MT ano/modelo 2024, de R$ 162.990 para R$ 147.990 na 4You MT, de R$ 172.990 para R$ 159.990 na 4You AT, de R$ 187.990 para R$ 174.990 na 4Sport, de R$ 203.990 para R$ 191.990 na 4 Style e de R$ 218.990 para R$ 206.990 na 4Expedition, as três últimas equipadas com câmbio automático. O Jimny Sierra utiliza motor 1.5 aspirado com 108 cavalos de potência a 6 mil rpm e 14,1 kgfm de torque a 4 mil rpm. Existe uma pequenas alavanca atrás da manopla do câmbio para acionar a tração, que pode ser 4x4 ou 4x4 com reduzida. “O anúncio do reposicionamento de preços da linha Jimny Sierra no Brasil vem após negociações com a matriz no Japão e explora um segmento no qual o carro não tem concorrentes diretos”, explica Mauro Correia, CEO da Suzuki Veículos no Brasil.
Já dobrou as vendas
A Volvo teve um expressivo aumento de vendas em maio no segmento de 100% elétricos no Brasil com o lançamento do EX30. Para impulsionar mais a aquecida fatia de mercado da qual a marca sueca passou a fazer parte com o novo compacto elétrico premium, a Volvo oferece o EX30 com condições especiais de pagamento em junho, ao lado de outras oportunidades que também favorecem os demais modelos do portfólio no mercado brasileiro. Para o EX30, o cliente pode fazer a compra com uma entrada mais 24 parcelas. As mensalidades são de R$ 2.894 na versão de entrada Core (preço final de R$ 229.950) e de R$ 3.682 na “top” Ultra (R$ 293.950). O EX30 pode ser adquirido com uma bateria de 51 kWh (na Core), com 250 quilômetros de autonomia, ou de 69 kWh (nas Core, Plus e Ultra), com 338 quilômetros. Todas têm o mesmo motor, com 272 cavalos de potência e 34,9 kgfm de torque, com tração traseira.
Elétrico chique
A General Motors acaba de fazer a apresentação mundial do Cadillac Optiq EV, em Paris. O 100% elétrico faz parte do segmento de luxo da gigante norte-americana e terá potências de 201 e 241 cavalos, podendo ter ao longo deste ano uma versão com dois motores e potência combinada de 285 cavalos, com tração integral. “O lançamento do Optiq EV feito em Paris é uma oportunidade para enaltecer o poder da marca Cadillac, comprovando que o segmento de luxo, a moda, o estilo e os carros estão mais conectados”, afirmou Chris Rego, diretora-executiva de Marketing da General Motors América do Sul. O lançamento do Cadillac Optiq EV é considerado como peça-chave para o compromisso global da GM de eletrificar sua linha de veículos. A Cadillac – divisão de carros de luxo da General Motors – fez um grande investimento em marketing e publicidade nos 50 e 60 para associar seus modelos à sofisticação. Sua maior rival nos Estados Unidos é a Lincoln, divisão de automóveis de luxo da Ford.
O primeiro “made in Brazil”
Em reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em Pequim, Jack Wey, fundador e CEO da GWM, revelou que o primeiro modelo produzido em Iracemápolis (SP) será o SUV híbrido Haval H6, vendido no Brasil desde março do ano passado, importado do país asiático. Nos próximos meses, serão feitas contratações e o treinamento dos empregados responsáveis pela fabricação dos veículos na fábrica de Iracemápolis, pertencente à Mercedes-Benz até o final de 2020. As primeiras unidades sairão da linha de montagem no segundo semestre deste ano, com o Haval H6 ainda em regime de pré-produção para testar, ajustar e verificar os processos de manufatura e de controle de qualidade. A operação industrial regular está programada para ter início no primeiro semestre de 2025. Ainda não foi confirmada qual será a versão do H6 a estrear a nova fábrica. A variante de entrada é a HEV2, equipada com motor 1.5 turbo a gasolina combinado a um elétrico, com os dois posicionados na dianteira com total de 243 cavalos de potência e 54 kgfm de torque.
Dicas de bandeja
A bandeja da suspensão é um componente importante para a dirigibilidade e a estabilidade do automóvel. Seu funcionamento e a manutenção são essenciais para o conforto e a segurança dos motoristas. Instalada entre as rodas e o chassi, a bandeja permite que a suspensão dianteira opere de forma independente, mitigando os impactos do solo. Ela garante o alinhamento correto das rodas da frente, evitando o desgaste irregular dos pneus, além de ter a função de suportar as forças laterais nas curvas. Conectada à roda e ao sistema de direção por meio de buchas e pivôs, a bandeja da suspensão opera sempre sob condições severas. Mas ela deve ser inspecionada regularmente quanto ao desgaste e substituída quando necessário. Uma verificação visual de rachaduras, empenos, desgastes ou amassados deve ser feita de preferência por um mecânico. “Muitas vezes, a substituição de buchas e pivôs danificados é suficiente para devolver o bom funcionamento da bandeja. Mas em outras, quando a bandeja está danificada, esse procedimento não é efetivo e pode provocar uma situação de folga ou mesmo desprendimento da bucha, trazendo mais prejuízos”, aconselha Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV, que produz bandejas da marca Monroe Axios.