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Carros Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022, 17:23 - A | A

21 de Dezembro de 2022, 17h:23 - A | A

Carros / principais atividades

Presente e futuro



A Ford apresentou suas principais atividades em 2022, destacando a chamada “Agenda de Eletrificação” – com os lançamentos da Maverick Hybrid, do Mustang Mach-E e da E-Transit – e as novidades para o próximo ano. “Teremos em 2023 o lançamentos de dez produtos totalmente novos no Brasil, sem mudar nosso foco em picapes, SUVs e veículos comerciais, com qualidade e tecnologia global”, prometeu Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, que sublinhou os resultados financeiros positivos da empresa na região, com cinco trimestres seguidos com lucratividade. “Isto mostra que a empresa está no caminho certo, com um negócio sustentável para continuar investindo na satisfação do consumidor com inovação, produtos, serviços e experiências cada vez melhores”, completou. Entre as conquistas neste ano no Brasil, a Ford enfatizou o papel do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, que ampliou suas operações com a criação de 500 novos postos de trabalho, chegando a mais de 1.500 profissionais atuando em projetos globais, como carros elétricos, conectividade e tecnologias autônomas.

 

Campeão abre o leque

Foto: Divulgação

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Líder de vendas no Brasil este ano entre carros de passeio, o Hyundai HB20 ganha edição especial oferecida em quatro versões – nas carrocerias hatch e sedã, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual ou 1.0 T-GDi e transmissão automática. Os preços são de R$ 86.990 e de R$ 93.890 no hatch e no sedã manuais e de R$ 104.390 e de R$ 111.690 no hatch e no sedã automáticos. Para o Estado de São Paulo, os valores são de R$ 89.990, R$ 97.090, R$ 107.990 e R$ 115.590 nas respectivas configurações. O HB20 Edição Especial – posicionado acima da versão Limited – tem como destaque faróis com projetor e DRL em leds, painel de instrumentos digital e interativo Supervision Cluster e chave presencial Smart Key. Nas versões turbo, estão incluídos o sistema de partida remota do motor pela chave e, no caso do sedã, a funcionalidade Smart Trunk, que permite a abertura do porta-malas por aproximação. Os modelos hatch e sedã da série especial já estão à disposição do público nas cores sólidas Preto Onix e Branco Atlas, nas metálicas Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk e na perolizada Azul Sapphire.

  

Jeep com cara de jipe

 

Foto: Divulgação

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A linha 2023 do Wrangler chega ao mercado brasileiro. O Jeep produzido em Toledo, nos Estados Unidos, mantém no Brasil as versões Rubicon e Sahara (duas e quatro portas). A primeira vem com preços de R$ 481.834 (R$ 497.179 para o Estado de São Paulo), enquanto as Sahara chegam a R$ 456.992 (R$ 471.546 para SP) e a R$ 466.889 (R$ 481.758 para SP) em duas e quatro portas, respectivamente. A linha 2023 do Wrangler continua com seus principais atributos, como o motor turbo de 272 cavalos de potência e 40,5 kgfm de torque, o câmbio automático de 8 marchas, a tração 4x4 com reduzida, os diferenciais dianteiro e traseiro com bloqueio e a barra estabilizadora frontal desconectável. Esta última aumenta a articulação da suspensão, permitindo que o eixo dianteiro trabalhe de forma mais livre e as rodas não percam o contato com o solo. A câmera frontal off-road é outro destaque da versão Rubicon. Presente também na picape Gladiator, ela foi pensada para facilitar a superação dos obstáculos em trilhas e aventuras, usando uma lente do tipo grande-angular, com as imagens aparecendo na tela de 8,4 polegadas do sistema multimídia UConnect.

 

Assináveis

 

Foto: Divulgação

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A Nissan está ampliando o programa “Nissan Move”. Agora, a rede que está apta a oferecer o serviço conta com 130 concessionárias, em 83 cidades, de 20 Estados, além do Distrito Federal, cobrindo todas as regiões do Brasil. O “Nissan Move” é o serviço de assinatura de veículos da marca japonesa, desenvolvido em parceria com a RCI Serviços, que disponibiliza a possibilidade de ter um carro novo da fabricante sem a preocupação com pagamento de impostos, revisões, seguro e depreciação. A assinatura inclui a assistência vinte e quatro horas do Nissan Way Assistance e o suporte de toda a rede de concessionárias. Os planos disponíveis permitem a personalização, com opções para diferentes tipos de clientes e orçamentos, planos de 12 a 36 meses e variações de quilometragem rodada por mês.

 

Pulo no tempo

 

Foto: Divulgação

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A Stellantis norte-americana mostra sua visão para uma nova era de mobilidade para a CES (Consumer Electronics Show) 2023, o maior evento mundial de tecnologia, em Las Vegas, Nevada, de 5 a 8 de janeiro. “Tecnologia e inovação estão levando a Stellantis a novos domínios, nos quais a propulsão é eletrificada e com emissão zero, tornando a mobilidade mais fácil e segura e uma sociedade e o mundo ficarão aprimorados. Temos a ousada ambição de alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2038”, desafiou Carlos Tavares, CEO da Stellantis, que comandará um painel na abertura da CES 2023, no Venetian Palazzo Ballroom. O grupo formado principalmente pela Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën destacará na CES do próximo ano a Ram 1500 Revolution BEV Concept, o Peugeot Inception Concept, o Jeep 4xe e o Dodge Charger Daytona SRT BEV, todos elétricos, enquanto a Fiat demonstrará a “Metaverse Store”, o primeiro showroom interativo desenvolvido no metaverso.

Brincadeira de gente grande

 

Foto: Divulgação

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A Mercedes-AMG expandirá seu programa de automobilismo chamado de “Customer Racing” com a nova versão GT2, complementando o portfólio com os já bem-sucedidos GT3 e GT4, a partir do próximo ano. O novo GT2 é o veículo de competição homologado mais potente nos 12 anos de história do programa esportivo para clientes. Segundo a divisão esportiva da Mercedes, o novo modelo oferece nível de segurança superior, além de novas tecnologias. O “bólido” tem 707 cavalos de potência e, sendo um novo membro da família “Customer Racing”, está acima do nível GT3, tanto em termos de potência quanto em velocidade máxima. O GT2 utiliza o motor AMG V8 biturbo de 4,0 litros com virabrequim plano. As equipes receberão o GT2 totalmente pronto para as pistas e, provavelmente, será transformado em novo safety car da Fórmula-1.

 

Recarga em discussão

 

Foto: Divulgação

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A estrutura para o carregamento elétrico ainda engatinha no Brasil, com poucos pontos de recarga e com filas nos locais disponíveis. Todo esse problema enfrentado pelos motoristas pode ter relação direta com o modelo atualmente adotado no Brasil, com o carregamento dos elétricos feito por estações gratuitas, o que impede a concorrência e o aumento da disponibilidade de pontos de carga. Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para o ecossistema da eletromobilidade, os carregadores gratuitos são bons para a expansão do setor, mas trazem prejuízos que já podem ser sentidos pelos consumidores. “Os carregadores gratuitos que vemos no Brasil são, em sua maioria, um serviço que serve como uma divulgação para as fabricantes. Porém, por mais que existam benefícios, eles carecem de alguns fatores. Isso pode ser exemplificado com a manutenção do serviço e tem como reflexo o aumento das filas nos eletropostos”, afirma David. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 2022 se encerrará com um total aproximado de 47 mil emplacamentos. Apenas em novembro, entre híbridos e carros 100% elétricos, foram 4.995 unidades vendidas. O especialista aponta que, com o aumento da demanda, cada vez mais pessoas enfrentarão problemas se o modelo de gratuidade continuar. Por outro lado, as fabricantes respondem que o atual sistema é o caminho certo.

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