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Carros Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2023, 15:27 - A | A

11 de Dezembro de 2023, 15h:27 - A | A

Carros / Volvo EM90

Sala de estar sobre rodas

Vendida inicialmente na China, a Volvo EM90 elétrica prioriza o conforto interno e a autonomia, de mais de 700 quilômetros



por Daniel
Dias AutoMotrix    

Quando a Geely – fundada em 1986 e primeira fabricante independente da China – assumiu o controle Volvo Cars, em 2010, seus planos eram maiores do que ser “apenas” a dona de uma das mais tradicionais montadoras do mundo e sinônimo de segurança veicular.

No comando da Volvo, a Geely passou a ter toda a tecnologia e o conhecimento embarcado da marca sueca. Ou seja, além de vender os produtos com a assinatura “Volvo”, os próprios carros da marca chinesa passariam a contar com a qualidade de sua controlada.

E o próximo veículo a ser fabricado na China com o nome Volvo é a impressionante van 100% elétrica de seis lugares EM90, para ser vendida, inicialmente, no maior mercado automotivo mundial, e, depois, destinada para outros países. Ter a primazia de começar sua jornada pelo mercado chinês tem outra explicação bem comercial: somente no primeiro semestre deste ano, mais de meio milhão de vans foram vendidas na China.

EM90 chegará às concessionárias do país asiático no começo do próximo ano, com preço de 818 mil yuans ou US$ 115 mil ou ainda R$ 562 mil.

Praticamente idêntica à Zeekr 009, van produzida por uma sub-marca da Geely, a EM90 se diferencia de sua “irmã” e se identifica com a Volvo pelos faróis com o desenho do “Martelo de Thor” e pelas sinaleiras ao estilo lançado pelo SUV XC60 – o carro mais vendido da fabricante sueca no mundo inteiro – e que se espalhou por toda a linha de SUVs da montadora.

Porém, ao contrário das luzes traseiras do XC60, que se esgueiram pelas colunas “C” e por parte da tampa do porta-malas, na EM90, elas têm as linhas retas, divididas em quatro segmentos estanques – dois horizontais e dois verticais. Com 5,21 metros de comprimento, 2,02 metros de largura, 1,86 metro de altura e “intermináveis” 3,21 metros de distância de entre-eixos, a EM90 tem disposição interna de lugares 2:2:2.

O motorista e todos os ocupantes se instalam não em bancos, mas em legítimas poltronas, com muito conforto, mesinhas retráteis acondicionadas no descansa-braço da direita, tipo as de avião comercial, e uma tela de multimídia de LCD de 15 polegadas instalada no teto localizadas atrás dos bancos dianteiros, exclusiva para o pessoal da segunda e da terceira fileira.

Já o motorista e o passageiro da frente têm o sistema de multimídia “normal”, com tela de 10 polegadas. A multimídia tem sistema Android nativo por meio de Inteligência Artificial, comandado na tela “touschscreen” ou pela voz do condutor, enquanto o painel da EM90 tem o estilo “limpo” típico escandinavo.

Com a EM90, estamos levando a herança e a liderança da Volvo Cars em segurança para o novo segmento de MPV elétricos. Isso nos permite atender a novas demandas de mercado que não explorávamos antes. Após a revelação do SUV elétrico pequeno EX30 no início deste ano, a EM90 representa a segunda expansão do nosso portfólio de modelos. Tanto o EX30 quanto a EM90 nos ajudarão a alcançar novos públicos, cobrir mais o mercado automotivo global e obter volumes mais lucrativos. A EM90 também reforça o nosso compromisso de sermos uma fabricante de automóveis totalmente elétricos até 2030. Nos próximos anos, lançaremos uma família inteira totalmente elétrica”, explicou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

Embora o segmento de MPV (Multi Purpose Vehicle, ou veículo multiuso) seja novo para a Volvo, o conceito de versatilidade já foi explorado pela marca com o Duett, de 1953, desenvolvido especificamente como um carro versátil e espaçoso, muito tempo antes de o segmento MPV ser criado formalmente.

A EM90 tem um motor acoplado ao eixo traseiro com 272 cavalos de potência e 34,9 kgfm de torque, com bateria de 116 kWh e autonomia de até 720 quilômetros pelo ciclo WLTP – pelo equivalente chinês do instituto de aferição, é de 738 quilômetros. Segundo a Volvo, a van acelera de zero a 100 km/h em 8,3 segundos.

Em estações de carregamento rápido, pode ser recuperada até 80% da capacidade da bateria em meia hora. A Volvo não confirmou se a EM90 terá uma versão equipada com o trem de força bimotor de última geração da Zeekr 009, que dobraria a potência da van da marca sueca.

Por enquanto, as prioridades para a EM90 são a opulência e o requinte de rolamento, sendo equipada com tecnologia de isolamento acústico e cancelamento de ruído de estrada, juntamente com suspensão pneumática de câmara dupla e o que a Volvo chama de “pneus silenciosos”.

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