Foi decidida na segunda-feira, 16, a ordem de atendimento dos produtores rurais da Comunidade Conquista da Vitória, 3ª Vicinal Leste, dentro do Programa de Incentivo à Piscicultura mantido pela Prefeitura de Paranaíta. Essa é a quinta comunidade atendida pelo programa com a implantação de tanques para a criação de peixes. Ao todo, foram feitos 26 tanques.
Os produtores estão animados com o programa. O presidente da Associação de Produtores, Evandro Mendes da Cruz, diz que a ideia da administração municipal em criar oportunidade de renda para os moradores da Comunidade Conquista da Vitória é vista com bons olhos pelos produtores rurais.
“O nosso sonho é nós criar nossos filhos aqui na comunidade. A gente agradece a administração municipal por possibilitar que os produtores possam ter um tanque de peixe nas propriedades”, assinala o presidente, acrescentando que a intenção dos 36 produtores da Conquista da Vitória é que a comunidade se torne um assentamento agrário modelo para a região.
Com a definição das propriedades e dos produtores interessados em participar do programa nessa etapa, resta à Secretaria de Agricultura a elaboração dos projetos. Conforme com o biólogo Jackson Aragão, durante a elaboração dos projetos são definidos locais para a implantação dos tanques de modo que atendam a legislação ambiental vigente, preservando nascentes e áreas de preservação permanente.
Os produtores interessados em iniciar a produção de peixes nas propriedades também recebem as orientações necessárias para o desenvolvimento adequado da atividade. A idéia do projeto de piscicultura é atender cerca de 600 propriedades de 21 comunidades rurais do município.