Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025

Esporte Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 09:51 - A | A

09 de Setembro de 2024, 09h:51 - A | A

Esporte / Atletas Paralímpico

Atletas de Alta Floresta se preparam para os jogos paralímpicos

Competição paralímpica está prevista para acontecer no dia 5 de dezembro no CT Paraolímpico em São Paulo



Ilson Machado/ Mato Grosso do Norte

O professor João Cuadra da Costa, em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, na sexta-feira, 6, disse que o Instituto Desportivo Educacional Social Presbiteriano – IDESP de Alta Floresta- iniciou suas atividades no ano de 2015, desenvolvendo importante trabalho com várias modalidades esportivas junto aos atletas paralímpicos.

De acordo com ele, neste período, de 10 anos de atuação, o IDESP tem conseguido resultados excelentes colocando vários atletas no degrau mais alto do pódio em várias competições paraolímpicas realizada no país.

Com isso tem conseguido proporcionar aos atletas a oportunidade progressão na carreira, sendo que vários deles já alcançaram marcas que lhes proporcionaram serem contemplados com o bolsa atleta do Projeto Olimpus.  

1.jpeg

O professor e treinador da IDESP, João Cuadra da Costa  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Hoje estamos com 9 atletas classificados para ranking nacional, que é quando o atleta fica entre os 8 melhores do país. E então ganha o direito de participar do campeonato brasileiro de atletismo. Entre esses 9 atletas, temos 4 deles que estão entre os tops 3 do Brasil em suas modalidades e respectiva classificação funcional”, destaca o treinador, professor João Cuadra.

O técnico lembra que no início a ênfase maior foi para o futebol e a natação para pessoas com deficiência visual. “Depois foi surgindo atletas e no paralímpico nos adaptamos a demanda, visto que, quando o atleta chega no projeto, a gente procura uma modalidade que possa ser mais adaptável a ele”, explica.

O número de atletas que hoje integram o quadro de desportistas do IDESP, segundo João Cuadra, são mais de 20, que treinam diversas modalidades, desde bocha e Natação. No e atletismo se destacam no lançamento de disco, dardos, clubs, velocistas.  

2.jpeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos atletas que está entre os tops 3 do Brasil, segundo o professor, é Alcides Moreira da Silva, que há 7 anos está no IDESP e já participou de competições em várias capitais brasileiras. E agora se prepara para encarar o campeonato paraolímpico nacional. “Minhas modalidades são peso e dardos. No dardo fui classificado em terceiro entre os melhores lançadores”, disse o atleta.

Outro atleta que há 6 anos começou os treinamentos, com participação de destaque em muitas competições é Diémerson da Souza Penha. “Em todas as competições a gente consegue índices para disputar o brasileiro, sempre se mantendo no top 6. Esse ano em arremesso de dardo, eu também estou no top 3º do ranking nacional e no arremesso de disco estou em 6º lugar. Com os resultados dos treinos esse ano temos grandes chances de medalhar no campeonato nacional”, disse. Diémerson.  

4.jpeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Também fazem parte da equipe diversos atletas que estão se empenhando ao máximo nos treinos, para fazer bonito no campeonato nacional. São: Maykon Araújo dos Santos, Paula Carrari e Jeferson Luiz. De segunda a sexta-feira, todas as tardes eles, estão se aprimorando no arremesso de dardos, disco e clubs.

Esse ano a competição paraolímpica está prevista para acontecer no dia 5 de dezembro no CT Paralímpico em São Paulo.  

5.jpeg

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]