Assessoria
São Paulo e Cuiabá empataram sem gols na noite deste domingo (26), no Morumbi, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe mato-grossense praticamente confirmou sua vaga na Série A de 2024 e conquistou pontuação histórica na competição nacional.
Com o empate, o Dourado somou 48 pontos e ocupa a 9ª colocação na tabela do Brasileirão. Já o tricolor paulista permaneceu na 10ª colocação, agora com 47 pontos conquistados. Apesar da pontuação alta, ambas equipes ainda correm riscos de rebaixamendo, mesmo que míninas matematicamente falando.
Além de assegurar vaga na Série A do próximo ano, o time que hoje é comandado pelo técnico António Oliveira alcançou pontuação máxima desde o acesso em 2021. Com o empate no Morumbi, o Dourado somou 48 pontos e ultrapassou os 47 somados em seu primeiro ano na elite do futebol brasileiro.
O jogo
São Paulo e Cuiabá fizeram um primeiro tempo sem grandes emoções no Morumbi. Jogando em casa, a equipe paulista dominou as ações do jogo, teve mais posse de bola, mas levou pouco perigo ao Cuiabá, que apostou em jogadas de contra-ataque e também não foi feliz em campo. Apesar de ter mais posse de bola, o São Paulo não conseguiu ter volume de jogo e não pressionou o time mato-grossense em nenhum momento.
O tricolor teve duas grandes chances nos minutos iniciais, com Luciano e Lucas, e nada mais. O Cuiabá, por sua vez, chegou com perigo na área são-paulina aos 15 minutos, com Clayson, que acabou desperdiçando ao finalizar no gol. Ambos times encontraram dificuldades para criar boas jogadas e promoveram um primeiro tempo sem grandes emoções.
A segunda etapa seguiu com poucas oportunidades. Aos 20 minutos, Rikelme cruzou rasteiro e Pitta desviou para grande defesa do goleiro Rafael. O lance, porém, foi anulado por impedimento do centroavante paraguaio. Sobral, aos 40, arriscou chute de fora da área, mas mandou sobre o gol. Walter precisou fazer mais uma grande defesa, já nos minutos finais. O camisa 1 e capitão do Dourado defendeu finalização de dentro da área e, no rebote, conseguiu evitar a finalização do atacante adversário e manter o placar zerado, garantindo mais um ponto para o Cuiabá no Campeonato Brasileiro.
Agenda
As equipes voltam a campo na próxima quarta (29), às 20h (de Brasília), pela 26ª rodada do Brasileirão. O Cuiabá recebe o Internacional, na Arena Pantanal, enquanto o São Paulo visita o Bahia, na Itaipava Arena Fonte Nova.