Jornal MT Norte
Publicidade
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
Regulamentar o Turismo e pavimentação da MT-010 são principais meta, diz secretário
18:34   21 de Julho, 2021
f690f6c8ba043f0a705172a4b166527e.jpg

José Vieira do Nascimento
Mato Grosso do Norte

A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico está se estruturando para se transformar num importante pilar da administração Municipal de Alta Floresta. A pasta é gerida pelo secretário Elói Luiz de Almeida, que tem experiência e bagagem política e está trabalhando na formatação de um grande Plano de Ação para dar suporte no desenvolvimento de setores essenciais para o crescimento do município.
“É uma secretaria que foi criada nesta administração, tem as diretorias de Turismo e Indústria e Comércio e um dos focos será o desenvolvimento do Turismo, que tem um grande potencial econômico para crescer”, observa Elói.
“Temos o Conselho de Turismo, mas não temos a lei. E a lei terá que ser feita para habilitar o município a receber recursos para investimentos. Este é o primeiro passo da secretaria. Hoje, não há amparo legal para captar recursos. Quando a lei for aprovada, temos vários projetos para desenvolver, como a urbanização de diversas áreas na cidade que podem ser transformadas em parques para laser da população”, explica.
Conselho - Outra iniciativa da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico é  criar o Conselho Municipal de Desenvolvimento de Alta Floresta, para reunir representantes dos segmentos da sociedade, para discutir as ações. “A meta é interagir com a sociedade e trabalhar junto, discutindo os projetos a serem desenvolvidos”, disse Elói.
Instituto - A secretaria também está criando um Instituto para captar recursos junto as Fundações das instituições financeiras, como Fundação do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica e outras nacionais e até internacionais. 
“A prefeitura é impedida de captar estes recursos, mas através de um instituto podemos trabalhar para conseguir estes recursos para o município. 
Com recursos em caixa, podemos criar um Fundo de Aval para financiar pessoas que não tem crédito nos bancos para pequenos financiamentos para investir em seus projetos. Não dar de graça, mas com condições do credor pagar o que emprestou e assim irmos incluindo outras pessoas para que possam gerar renda para sua sobrevivência”, pontua.

Secretário Elói Almeida destaca planejamento de trabalho e diz que a Pasta que administra tem grandes atribuições

MT 010 - O Secretário Elói Luiz de Almeida está encarregado de uma missão importante, que é trabalhar junto aos produtores, municípios e ao governo estadual, para a pavimentação da MT- 010, ligando Alta Floresta à Cuiabá. 
“A BR-163 tem um fluxo muito grande de carretas. Este tráfego é bom para a economia porque é a produção que está sendo transportada. Mas para o cidadão pegar o seu carro para ir à Cuiabá, é difícil e há risco de acidentes. Estou conversando com o governo do Estado, as prefeituras, as Câmaras Municipais e a iniciativa privada para fazer um consórcio para asfaltar a estrada, passando pela comunidade Santa Lúcia, Colorado do Norte, Tabaporã, Ipiranga do Norte, Tapurah e sair em São José do Rio Claro, Diamantino e Cuiabá. O projeto está adiantando, o governo lançou 52 quilômetros na semana passada”, disse.
O projeto, segundo Elói, será pago pelos produtores rurais. “Estamos encabeçando este movimento, fazendo um trabalho para o setor produtivo pagar o projeto e entregarmos pronto para o governo fazer a obra. Tem uma Associação que é presidida pelo empresário Wilson Sierra e com certeza, vamos fazer mais uma saída para Cuiabá pela MT 010”, assegura.


 

Compartilhe nas redes sociais

COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte