Reportagem
Mato Grosso do norte
Título definitivo de propriedade traz segurança jurídica, acesso à créditos e ainda fortalece a agricultura familiar. E por isso em 30 dias aconteceu a segunda entrega de títulos em União do Norte, distrito de Peixoto do Azevedo, através de uma parceria com a prefeitura municipal, secretaria de Agricultura, Associações e o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra).
O secretário de Agricultura, Alan Aires, destacou o trabalho que vem sendo realizado para chegar nesses resultados para os produtores rurais.
“O prefeito Maurício está dando todo apoio para que isto aconteça, com técnicos e a infraestrutura para a realização do trabalho, juntos com os parceiros, Câmara Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, associações e o Cartório de 1º Ofício. Com isto foi possível realizar este trabalho e agora estamos entregando estes títulos definitivos para os assentados, que é sua garantia jurídica”, disse Alan.
O superintendente do Incra, André Luiz, destacou o empenho do órgão para realizar a regularização fundiária para dar segurança aos produtores rurais.
“Em 30 dias estamos aqui pela segunda vez entregando títulos aos assentados. É uma satisfação do Incra cumprir com seu dever, de fazer a regularização fundiária. E um trabalho conjunto com a prefeitura e agradecemos o empenho do prefeito”, disse.
O vice-prefeito, Gilmar Santos, falou de mais um dia histórico para União do Norte.
Prefeitura, Incra e entidades fazem parceria para fazer a regularização fundiária nos assentamentos
“Hoje é um divisor de águas para os assentados de Peixoto. Receber o título definitivo significa acesso ao crédito nos bancos e no comércio porque o agricultor passa a ser dono de fato do seu lote”, disse Gilmar.
A Câmara de vereadores também esteve representada pelas vereadoras Izolina Vacaro, pela presidente eleita da Câmara Municipal, vereadora Rosangela De Matos Dias, a Zinha e o vereador Dr. Siqueira.
Os vereadores presentes destacaram o trabalho realizado pelo Incra e Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo.
“São 36 anos de assentamento e hoje que este processo chega, abrindo acesso as linhas de créditos como o Pronaf”, disse Izolina Vacaro.
Lutero Siqueira que já foi superintendente do Incra e o responsável pela desapropriação há mais de 30 anos dos Projetos de Assentamentos da região, destacou esse trabalho de regularização fundiária no distrito União do Norte.
“Como superintendente, fiz a desapropriação, criei o assentamento e é para nós, principalmente para Peixoto de Azevedo, motivo de muito orgulho. Estão ação traz desenvolvimento econômico e social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do povo”, disse Lutero.
Tiago Stolfo da Aprogeo, da Aprogel, destacou o trabalho da empresa em já foram realizados georreferenciamentos em mais 2.500 propriedades.