Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025

Política Quinta-feira, 28 de Abril de 2022, 20:39 - A | A

28 de Abril de 2022, 20h:39 - A | A

Política / Câmara dos Deputados

Neri Geller é eleito 2º vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados

As comissões são responsáveis por emitir pareceres sobre as propostas antes da votação no plenário



Assessoria

 deputado federal Neri Geller (PP-MT) foi eleito nesta quarta-feira (27.04), como 2º vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados (CMADS). O deputado também será titular da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e suplente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço (CDEICS). 

Conforme regimento interno, o parlamentar pode participar de até três comissões, sendo titular em duas e suplente em uma. A Câmara dos Deputados possui 25 comissões permanentes. Na CMADS, a presidência ficou com o deputado gaúcho Covatti Filho, e a 1ª vice-presidência com Júlio Delgado (PV-MG). 

“Estou satisfeito com a escolha do meu nome pelo partido. Vamos trabalhar juntos com o presidente deputado Covatti, e o nosso primeiro vice, deputado Delgado, para aprovar os projetos de interesse da população”, ponderou o parlamentar. 

A distribuição das vagas nos órgãos temáticos é feita com base no resultado da última eleição para a Câmara (2018) e no princípio da proporcionalidade partidária – o tamanho da bancada na Câmara define a precedência na escolha e o número de presidentes que a legenda pode reivindicar.

Após as indicações, a comissão se reúne para instalar os trabalhos e eleger o presidente e o vice em votação secreta. Por costume, os líderes buscam entendimento para que sejam escolhidos nomes de consenso, e, posteriormente, referendados pelos demais participantes da comissão.

O que fazem as comissões permanentes da Câmara

As comissões emitem pareceres sobre as propostas antes que sejam votadas pelo plenário. Também podem votar propostas em caráter conclusivo, aprovando-as ou rejeitando-as, sem a necessidade de passagem pelo plenário.

Entre outras funções, as comissões realizam audiências públicas, recebem petições ou reclamações dos cidadãos contra autoridades ou entidades públicas, examinam programas de obras e planos de desenvolvimento, acompanham a elaboração da proposta orçamentária do governo, bem como a sua execução, e fiscalizam as políticas governamentais no âmbito das suas temáticas.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]