Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025

+Saúde Quarta-feira, 06 de Julho de 2022, 10:28 - A | A

06 de Julho de 2022, 10h:28 - A | A

+Saúde / 06 de julho

Dia de conscientização e combate a zoonose

No mundo todo, existem mais de 200 tipos, e elas representam uma ameaça importante à saúde e ao bem estar da população



Stella Leon de Andrade
CRMV 07010

No dia 06/07/1885 o cientista francês Louis Pasteur administrou pela primeira vez, com sucesso, a vacina antirrábica em um jovem mordido por um cão. Vacina produzida por ele mesmo. Então, por esse motivo, foi escolhida essa data para ser lembrada como o Dia de Combate a Zoonose.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) tem por definição zoonose, como enfermidades naturalmente transmissíveis entre animais e homem, podendo assim trazer grande prejuízo à comunidade e à economia se não controlada.
No mundo todo, existem mais de 200 tipos, e elas representam uma ameaça importante à saúde e ao bem estar da população. Muito embora haja avanços científicos para controlar as zoonoses, a incidência dessas doenças continua alta em todos os países em desenvolvimento.
O combate às Zoonoses é complexo e ao formular intervenções os governos precisam levar em conta fatores que dificultam o combate como desmatamento, mudanças climáticas e as queimadas, que diminuem o habitat natural de algumas espécies fazendo com que migrem e se tornem mais próximos dos humanos. Por muitas vezes, se fazendo necessário a intervenção de equipe multidisciplinar envolvendo profissionais de saúde humana, animal e ambiental.
Para se prevenir contra as zoonoses são necessárias muitas medidas diferentes, que envolvem desde diretrizes para o setor agropecuário, padrões para consumo de água, campanhas que promovem a lavagem de mãos após o contato com animais, vacinação e vermifugação de animais de companhia.
Resumidamente, podemos concluir que são um conjunto de ações que contribuem para a prevenção das zoonoses. De acordo com o Manual de vigilância, controle e prevenção de zoonoses, do Ministério da Saúde, a educação em saúde, manejo ambiental e vacinação de animais são as principais.
O aspecto educacional consiste no desenvolvimento de atividades direcionadas à saúde que abrangem toda a sociedade. É necessário, porém, priorizar as localidades mais vulneráveis, atuando em escolas e outros locais em que se possa atingir o público alvo.
O manejo ambiental, por sua vez, baseia-se em ações realizadas por órgãos voltados ao Meio Ambiente para controlar ou eliminar possíveis vetores de transmissão de doenças. Por fim, é de extrema importância realizar a vacinação antirrábica de cães e gatos, de acordo com o preconizado para cada região no Programa Nacional de Vigilância e Controle da Raiva do Ministério da Saúde

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]