Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025

+Saúde Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022, 07:00 - A | A

10 de Agosto de 2022, 07h:00 - A | A

+Saúde / alerta

Doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil

Doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil



Cerca de 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença no coração e o órgão estima que mais de 380 mil pessoas morrem por ano em consequência dessas doenças.
Nesta segunda-feira (8/8), foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data que busca a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares. O colesterol é um tipo de gordura essencial na manutenção de funções do organismo, mas em níveis elevados pode ocasionar infarto, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras doenças.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil. Cerca de 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença no coração e o órgão estima que mais de 380 mil pessoas morrem por ano em consequência dessas doenças, ou seja, 30% de todos os óbitos no país.

Doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil

Apesar dessas complicações, o colesterol também traz benefícios ao corpo, isso porque existem dois tipos. O primeiro é chamado de HDL (do inglês, Low Density Lipoprotein), considerado como colesterol “bom”, que previne o acúmulo de gordura no corpo, sendo produzido pelo fígado e obtido por meio da alimentação.
Já, o LDL (do inglês, High Density Lipoprotein), tipificado como um colesterol “ruim”, é obtido através de uma alimentação rica em gordura saturada e trans, que são acumuladas nas artérias, aumentando as chances do surgimento de doenças que podem ocasionar infarto e AVC.

Principais formas de prevenção
As doenças cardiovasculares são os principais problemas de saúde dos usuários atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da área de urgência e emergência, segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.
Para que o corpo possa aproveitar o HDL, é necessário consumir gorduras boas encontradas em alimentos como o abacate, linhaça e vegetais. Suco natural de uva roxa e alimentos ricos em ômega 3, como sardinha e salmão, também são uma excelente opção para complementar uma dieta rica em colesterol saudável.
Além disso, adotar hábitos mais saudáveis, como parar de fumar, ingerir bebidas alcoólicas moderadamente e fazer exercícios físicos de forma regular também são essenciais para a prevenção. Caso essas mudanças de estilo de vida não sejam suficientes para o controle do colesterol, é necessário fazer uso de medicamentos específicos, mediante indicação médica.
Muitos acreditam que o descontrole do colesterol ocorre apenas em pessoas mais velhas e obesas. Entretanto, já existem crianças que apresentam este desbalanceamento devido à mudança na base da alimentação, que passou a ser industrializada.
Outro fator importante é que, na maioria dos casos, o colesterol alto não apresenta sinais ou sintomas. Por isso, qualquer pessoa pode apresentar essa condição, tornando ainda mais importante a realização de exames periódicos e acompanhamento médico.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]