Sábado, 14 de Setembro de 2024

Variedades Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024, 14:35 - A | A

26 de Agosto de 2024, 14h:35 - A | A

Variedades / Saúde mental

O Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto no Brasil

Foi nesta data, no ano de 1962, que João Goulart, então presidente do País, regulamentou nacionalmente a profissão (lei nº 4.119). Mas, somente em 2016, ela passou a ser celebrada oficialmente.



Dayana Roberta

Ao longo dos quase 20 anos de formação, tenho atuado em Três áreas diferentes da Psicologia, fazendo ajustes na agenda e criando uma forma de atuar que se complementa. Tanto a área organizacional quanto a clínica têm suas delícias e desafios e as duas se encontram quando falamos do principal cliente: as pessoas. Gosto de falar dessas duas áreas de atuação porque a Psicologia é uma profissão que abre muitas portas, pois temos a oportunidade de atuar em praticamente todas as áreas, afinal, atuar com o comportamento humano é algo presente em quase todas as áreas.

O trabalho de atendimento clínico de adolescentes e adultos tem sido incrível por permitir ver como as pessoas se transformam ao longo do processo terapêutico. Cada processo de autoconhecimento pode ser bastante desafiador para as pessoas e poder apoiar esse processo é muito gratificante. Acredito que as novas descobertas e evidências de tratamento são muito interessantes para os nossos estudos e eu adoro estudar! A Psicologia tem muito a ver comigo por ser essa ciência que tem vontade de saber das coisas, mostrar apoio e dedicação aos outros, querer compreender os comportamentos e as motivações das pessoas e olhar para as potencialidades dos indivíduos, bem como nossa realidade e cultura atual.

O impacto da covid-19 foi um ponto importante e atual que deu ainda mais visibilidade à importância da psicologia, pois trouxe a saúde mental para o centro das discussões. Somente no primeiro ano da pandemia, doenças como ansiedade e depressão tiveram um aumento de 25% segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sobre os desafios da profissão, está o de sempre tentar mostrar para as pessoas que ir ao psicólogo tem a mesma importância que ir ao médico fazer um check up anualmente, fazer uma consulta de vista... Ir ao psicólogo é procurar fazer uma auto compreensão. É preciso desmistificar que psicoterapia "é só para doido", é para todos. Tentar quebrar as crenças centrais criadas desde a infância. Geralmente, a geração anterior pensava que era necessário resolver seus problemas sozinha, passando isso para as gerações atuais, fazendo que muitos sintam culpa por estar procurando um profissional para auxiliar em um momento difícil de vida emocionalmente.

Outro desafio é o profissional entrar em clínicas por convênio, sua remuneração é muito desvalorizada e ainda há problemas com repasses. A profissão sendo vista como algo feita por amor, não deixa de ser, é o nosso trabalho, e deve ser valorizado como as demais profissões.

Por fim , sobre os desafios está o não envolver, misturar as próprias demandas emocionais com as demandas dos pacientes. Ter uma escuta genuína, sem crítica ou julgamento, com histórias de vida tão diferentes das nossas próprias.

Sobre as delícias, mais fácil de falar. Sentir que está auxiliando alguém, percebendo a cada dia suas evoluções no tratamento é maravilhoso. Durante o processo, é difícil a pessoa perceber, mas quando ficam mais aparentes suas mudanças, forma de pensar, agir, se sentem mais seguras... É gratificante para todos. Poder dar alta para um paciente sabendo que ele está pronto com ferramentas para enfrentar os desafios, é gratificante. Aprender com os novos casos, estar em constante estudo, evoluindo de forma pessoal e profissional também. Trabalhar com o que se ama, ter empatia pelo outro... Sinto orgulho pela profissão que escolhi. Agindo com ética e muito trabalho, é prazeroso poder ver cada vida mudando para melhor. 

da

 

a

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]