Ilson Machado/ Mato Grosso do Norte
De acordo com o chefe da Unidade regional do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), Anselmo Loose, em Alta Floresta, a Campanha Estadual de Atualização do Estoque de Rebanhos, obrigatória a todos os produtores rurais de Mato Grosso, que teve início no dia 01 de novembro, termina na terça-feira, 10 de dezembro.
O Indea deu prazo de 40 dias para que todos os produtores pudessem em tempo hábil fazer a declaração das espécies que precisam ser atualizadas no informe de rebanhos que são bovinos, bubalinos, suínos (inclusive os de subsistência), ovinos, caprinos, equinos, muares (mula), asininos (burros), aves (peru, pato, marreco, galinha e codorna), peixes, colmeias e as abelhas rainhas.
A comunicação de quantidade de cada animal e espécies pode ser feita presencialmente nas unidades locais do Indea, Posto Avançado ou de forma online, por meio do acesso ao Módulo do Produtor.
Anselmo diz que não haverá prorrogação do prazo para comunicação de estoque de rebanhos e o produtor rural que não realizar a atualização dentro do prazo de vigência da campanha, pode receber multa no valor de R$ 6.383,00, além de ficar impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).
“Temos ainda 15% dos produtores, ou cerca de trezentos com saldo na ficha, que ainda não compareceram aqui na unidade para efetuar a declaração. O sistema puxa apenas bovinos e bubalinos, mas se o produtor tiver outros animais é só vir até o órgão que faremos também a atualização do cadastro com a declaração de todos as outras espécies. Lembrando que de bovinos e bubalinos é obrigatória a declaração até o dia 10 deste mês. A partir de quarta-feira (11/12) o sistema automaticamente bloqueia o cadastro do produtor para movimentação de animais e só reativa quando ele fizer a atualização. E tem penalização monetária de 27 UPF - Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso- que chega a mais de R$ 6 mil. Por isso, pedimos que esses 300 produtores que ainda faltam fazer a atualização, até o dia 10, venham se regularizar junto ao Indea”, orienta. Anselmo.