Segunda-feira, 01 de Julho de 2024

Agronegócio Sábado, 29 de Junho de 2024, 17:25 - A | A

29 de Junho de 2024, 17h:25 - A | A

Agronegócio / Prejuízos

Ratos atacam milharais em Mato Grosso

 Ataques  causaram perdas de cerca de 50% na produção em algumas plantações



Reportagem

Produtores de Nova Mutum registram grandesprejuízos nas lavouras de milho provocados por roedores. Os ratos atacaram as plantações. O alvo dos animais passou a ser as espigas prontas para a colheita, durante o desenvolvimento da cultura. O ataque de forma agressiva fez algumas áreas perderem cerca de 50% na produção. 

Os primeiros ataques começaram durante a semeadura, muitas propriedades apresentaram estimativas de perdas significativas nos estandes de plantas pelo consumo do grão, ainda no solo.

O agricultor Patrik Lunardi disse que no início os ratos comiam os pés das plantas de milho e em seguida, quando o pé já estava formado, subiram para as espigas. 

“Ele começou a dar dano na espiga, abrir a espiga. cCm a chuva estragou boa parte dessas espigas . Foi uma praga que trouxe praticamente dois prejuízos”, diz Lunardi. 

O agricultor cultivou 3,3 mil hectares de milho nesta temporada. Ele comenta que obteve uma diferença de 15 sacas a menos no talhão, onde tinha a pressão de ratos para o outro que não apresentou os ataques. (Informações/ RMT)

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]