Quarta-feira, 03 de Julho de 2024

Agronegócio Segunda-feira, 01 de Julho de 2024, 08:04 - A | A

01 de Julho de 2024, 08h:04 - A | A

Agronegócio / Paranaíta Mais Agro

Paranaíta desponta como referência da Agricultura Familiar em Mato Grosso

Programas municipais levam apoio e assistência aos produtores, produção cresce, gerando renda, qualidade de vida e fortalecendo a economia local



José Vieira
Mato Grosso do Norte

Paranaíta é uma referência na Agricultura Familiar. Através de investimentos sólidos por parte da gestão municipal, os pequenos produtores passaram a ter apoio técnico para produzir e para comercializar a produção, obtendo renda e, por conseguinte, melhorando a qualidade de vida.
O programa Paranaíta Mais Agro foi lançado pela atual administração, e transformou Paranaíta no município onde a Agricultura Familiar é modelo. São seis Cadeias Produtivas abrangidas.
O programa visa o desenvolvimento, valorização e incentivo, integrando diversas atividades rurais, como gado de leite e corte, Apicultura, Cafeicultura, Hortifruticultura, Produção de Volumoso para Nutrição Animal, Piscicultura, Pesquisas, Experimentações. Mais ultimamente o cultivo de mandioca foi implantado e já há produtores vendendo a produção.
Além de fixar o agricultor no campo, a produção de alimentos se transformou em um importante elemento gerador de renda, que proporciona qualidade de vida às famílias de pequenos e médios agricultores e fortalece a economia local.
Pecuária de leite - Na pecuária de leite, através do Programa Mais Leite, os criadores, através da Secretaria Municipal Agricultura e Governo do Estado, por meio de parceria com a Empaer, foram contemplados com a distribuição de sêmen de bovinos de raça leiteira com alto potencial genético.
A ação resultou no crescimento da produção de leite no município. Há produtores a exemplo de Gervásio Ferreira Urias, morador do Assentamento São Pedro, que antes produzia cerca de 100 litros de leite, após as técnicas ensinadas chegou a tirar cerca de 250 litros e mantém uma média de 200 litros dia.
Com isso, foram entregues 10 resfriadores de leite para os produtores para garantir a qualidade do produto até sua coleta para os laticínios.
Piscicultura - Na Piscicultura, desde a fase de implantação da atividade, a prefeitura auxilia na construção de tanques, através de horas máquinas. O programa atende quem pretende produzir em escala comercial, como também as famílias que querem produzir apenas para o consumo próprio.
Segundo a secretária Municipal de Agricultura Taloana Garcia, a assistência consiste no atendimento de engenheiro agrônomo com as orientações sobre as técnicas de produção. E auxilia no transporte de ração da fábrica à propriedade.
“Atendemos 30 famílias com fins de produção comercial e 90 famílias com produção para subsistência”, diz a secretária.
Café - A cafeicultura é uma importante alternativa de renda para a Agricultura Familiar de Paranaíta, não somente nas perspectivas futuras. O cultivo da lavoura surgiu forte no município com o auxilio da gestão municipal, que distribuiu 90 mil mudas de café clonal para os produtores que aderiram ao programa. E foi implantado um jardim de mudas de café Clonal no Viveiro Municipal, que já produziu mais de 50 mil mudas.
A prefeitura subsidiou a Implantação da cultura em 18 propriedades rurais, fornecendo horas de trator para preparo das áreas, kits de irrigação, calcário e adubo, entrega de mudas, aliando com a assistência técnica continuada.
Apicultura - Foram entregues 50 caixas de abelhas e a prefeitura fornece a assistência técnica e incentivamos na implantação de Apiários.
Garantia de compra da produção - Para dar sustentação e suporte a estes programas, a atual Gestão Municipal de Paranaíta, criou programas para garantir a compra de um percentual da produção da Agricultura Familiar pela própria prefeitura.
Parte da produção é comprada para a Merenda Escolar, num percentual acima do que orienta o PNAE- Plano Nacional da Alimentação Escolar. E também para o hospital municipal e para as Unidades de Saúde.
A prefeitura, no entanto, criou o Programa Sexta Verde, que compra produtos da Agricultura Familiar e distribui “Um Sacolão” com verduras, frutas e legumes para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Municipal.

Programas municipais levam apoio e assistência aos produtores, produção cresce, gerando renda, qualidade de vida e fortalecendo a economia local


O investimento da Prefeitura é de cerca de Meio Milhão por ano e de R$ 40 a R$ 50 mil por mês, assegurando mercado para a produção familiar, distribuindo renda, pois a compra dessa produção garante dinheiro no bolso do agricultor.
E os produtores ainda tem a opção de entregar o excedente da produção para as cooperativas sediadas no município.
Em Paranaíta há COMASP - Cooperativa Mista do Assentamento São Pedro e Coopervila – Cooperativa dos Produtores Hortifrutigranjeiros de Paranaíta.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]