Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2025

Atualidades Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2025, 09:18 - A | A

10 de Fevereiro de 2025, 09h:18 - A | A

Atualidades / Educação

Primeiro Conselho de Representantes em 2025 prepara mobilização da categoria

A abertura da atividade fará o debate das reivindicações prioritárias da categoria a ser encaminhada ao executivo estadual, além das defesas das redes municipais



 Roseli Riechelmann/ Assessoria

os próximos dias 15 e 16 de fevereiro, a partir das 8h30, delegados sindicais eleitos nos municípios participarão em Cuiabá, na sede da entidade, do primeiro Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) de 2025. Os dirigentes debaterão sobre as pautas prioritárias dos educadores da rede estadual, bem como redes municipais, além da agenda sindical, que terá, ainda no primeiro semestre, as eleições do Sintep-MT.

O primeiro Conselho de Representantes de 2025 terá com uma das pautas as eleições do Sintep-MT para a gestão 2025/2028, com a constituição da Comissão Eleitoral, responsável pela elaboração do regimento eleitoral com datas e regras para formação de chapas e candidaturas, bem como a participação dos filiados. 

As eleições do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso ocorrem a cada triênio, é o segundo maior pleito realizado no estado, só perdendo para as eleições majoritárias ao governo. As participações são abertas nos 142 municípios onde todos os educadores filiados podem participar, desde que estejam aptos conforme estatuto sindical.     

Também será pauta no Conselho de fevereiro, a construção da pauta de reivindicações prioritárias da categoria para o ano, regularmente entregue ao governo do estado. Em 2025, a luta sindical estará resiliente para a implementação de uma política salarial de ganho real para os trabalhadores da educação na rede estadual, bem como a luta pela revogação do confisco das aposentadorias que penaliza em maior número os servidores da educação.

Quanto às redes municipais, apesar de alguns avanços, continua o desafio para a consolidação do Piso Salarial Profissional, valorização profissional com planos de carreira, concurso público e condições de trabalho dignas. Em 2024 um levantamento feito pelo Sintep-MT sobre o cumprimento do Piso Salarial aos trabalhadores da educação das redes municipais de Mato Grosso revelou prefeituras descumprindo a lei federal nº 11.738/2008, que estabelece o valor mínimo salarial aos profissionais do magistério. Em 2025, conforme portaria ministerial nº 77/2025, é de R$ 4.867,77.

Também durante os dois dias de Conselho acontecem as reuniões dos Coletivos do Sintep-MT; Aposentados/as, Mulheres, Diversidade Sexual, Diversidade Étnicorracial, Saúde e Meio Ambiente, Juventude, Diversidade Educacional e Funcionários/as.
Participam do Conselho de Representantes os filiados das redes municipais e rede estadual eleitos pelos pares após assembleia geral nas subsedes do Sintep-MT, além dos dirigentes das subsedes.  

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]