José Vieira
Mato Grosso do Norte
Thawê Dorta (União), em seu primeiro mandato de vereador já foi eleito presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo. Ele tem muitos planos para seu mandato de presidente, sobretudo para modernizar o funcionamento da Câmara Municipal, para agilizar os trabalhos dos servidores, dos parlamentares e dar mais ênfase nos atendimentos e resultados para a população.
Conforme ele, como os dois últimos presidentes do poder Legislativo fizeram uma reforma estrutural, o prédio da Câmara está em boas condições. E a Câmara necessita de investimentos em equipamentos, como um som no plenário, mobiliário, parte de informática como computadores e implantar um sistema online para a tramitação das matérias apresentadas pelos vereadores.
“Nossa Câmara gasta muito papel. Na sessão inaugural foram gastos cerca de 3 a 4 resmas de papel sulfite. Trabalhando online, a longa prazo vamos economizar dinheiro e ajudar o Meio Ambiente”, avalia Thawê.
O presidente anuncia que pretende disponibilizar notebook ou tablet para os vereadores desenvolverem suas atividades. Possibilitando que todos os projetos e resoluções, já cheguem digitalizados e os vereadores tenham acesso fácil à leitura das matérias que estão sendo trabalhadas.
“Também iremos implantar a assinatura digital. Com certeza essas medidas darão uma agilidade muito maior nos trabalhos”, enfatiza.
Posteriormente ele diz que irá regularizar o quadro de servidores para fazer um atendimento melhor para a população.
Autonomia - Thawê ressalta que o trabalho do vereador é fiscalizar o poder Executivo e ajudar a sociedade. Ele diz que os vereadores estão focados em trabalhar em harmonia, com o prefeito, agilizando os resultados para a população, mas também com autonomia.
“Esse é o meu foco. Trabalhar em harmonia sempre visando o bem da população, mas ter a nossa autonomia. Imagino que se houver necessidade de bater o pé e não aceitar, não vamos aceitar. Mas o prefeito é de nosso partido e a forma de pensar e nossos ideais são os mesmos. Portanto acredito num ambiente harmonioso com os vereadores e também com o prefeito”, analisa.
A expectativa do presidente é de um ano de muito trabalho. Ele afirma que os vereadores estão dispostos e com muita vontade de trabalhar e mostrar resultados para o povo.
São 8 vereadores novos que assumiram o mandato e 4 foram reeleitos.
Ele observa que na primeira sessão foram feitas várias Indicações e já há projetos para serem votados nas próximas sessões da Câmara.