Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Artigo Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024, 16:09 - A | A

18 de Novembro de 2024, 16h:09 - A | A

Artigo /

Mulheres empreendedoras: inspiração e oportunidades

Os números mostram que o empreendedorismo feminino é mais que uma tendência



Kátia Arruda  

No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (19), felizmente há muito a comemorar. O Brasil ocupa hoje o 7° lugar no ranking de mulheres empreendedoras, com aproximadamente 10,3 milhões de mulheres à frente do próprio negócio (IBGE, 2022), e em Mato Grosso, já somamos 164 mil mulheres que empreendem. E isso é apenas o começo!  

Os números mostram que o empreendedorismo feminino é mais que uma tendência, é uma força transformadora no contexto atual dos negócios, historicamente comandado por homens. Nós, com a nossa determinação e empatia, estamos redefinindo a cultura e impulsionando uma visão de negócios mais inclusiva, colaborativa e sustentável.  

Como mentora de mulheres e entusiasta do empreendedorismo feminino, posso garantir que esse aumento não se resume apenas ao desejo de independência financeira. A maioria das mulheres incríveis com quem me conecto busca ter mais propósito e flexibilidade na vida profissional, por meio de projetos alinhados aos seus valores e interesses.  

Nosso sucesso acompanha as recentes mudanças do mercado que exigem outros tipos de inteligências comuns nas mulheres, como a capacidade de compreender o componente emocional por trás das decisões de consumo, a intuição capaz de antever a aceitação ou não de determinados produtos e a sensibilidade para criar cenários e tendências.  

Em vez de focar exclusivamente no lucro, empresas lideradas por mulheres buscam gerar benefícios sociais e ambientais a partir de seus negócios, ao adotar práticas e iniciativas que visam “cuidar” do planeta e gerar benefícios para a comunidade onde estão inseridas. Também priorizamos a capacitação e o bem-estar dos colaboradores nas empresas.  

O impacto positivo é visível no perfil dos negócios criados por mulheres, entre eles, estão moda sustentável, alimentação saudável, bem-estar e impacto social, o que se alinha ao aumento da demanda dos consumidores por empresas éticas e transparentes. Outro fator que nos diferencia é a criação de redes de apoio e colaboração.  

Ao iniciar seus negócios, as mulheres encontram na união com outras empreendedoras uma forma de crescer e superar desafios. As redes de apoio para mulheres empreendedoras – digitais ou presenciais – têm sido fundamentais para impulsionar o crescimento de novos negócios e proporcionar trocas de experiências, ideias e parcerias.  

Esse espírito colaborativo cria um ecossistema que fortalece o empreendedorismo feminino e aumenta as chances de sucesso em longo prazo. 

Outro diferencial é a expansão nas plataformas digitais, que oferecem maior flexibilidade e possibilitam às mulheres alcançarem uma clientela global sem a necessidade de altos investimentos iniciais.  

Vocês podem estar se perguntando, afinal, quais são as adversidades? Como alguém que construiu uma carreira no serviço público posso assegurar que o que não faltam são obstáculos. Mas acredito que o principal é a mentalidade, que exige um conjunto de habilidades que permite a uma pessoa ter sucesso nos negócios.  

Temos que acima de tudo ter uma visão positiva da vida, além de desenvolver uma mente aberta e flexível para conseguir tomar melhores decisões. Não adianta esperar do outro, uma empreendedora precisa ter iniciativa e criar soluções criativas, sempre buscando identificar oportunidades de negócio, fazendo conexões, networking e aproveitando ao máximo os recursos que possui.  

Observando as crises que enfrentamos ao longo da vida a partir de uma nova perspectiva, que é o empreendedorismo, vamos ver que o sucesso é uma construção individual e diária. Embora a gente se inspire e caminhe junto de outras pessoas, somos nós que precisamos levantar diariamente da cama e fazer acontecer.  

Uma empreendedora é uma mulher muito corajosa, porque está vencendo o medo em suas diferentes formas, medo de sair da zona de conforto, medo de errar e fracassar, medo de não ser boa o suficiente, medo de ser julgada, medo inclusive de fazer sucesso. Quantas de nós, intimamente, não se acham merecedoras?  

Falar de empreendedorismo me emociona, porque, ao mesmo tempo em que temos ao nosso alcance muitas oportunidades, algo inimaginável no tempo das nossas avós e bisavós, também é um espaço de dor e desconforto, onde nos deparamos com questões que nos limitam. Mas, vencer tudo isso nos torna pessoas inspiradoras.  

Uma das minhas frases preferidas: “é preciso coragem para ser diferente e muita competência para fazer diferente”. Portanto, tenha coragem de investir em você mesma e na sua jornada como empreendedora, ainda que com pequenos passos, um dia de cada vez. Seja uma “Mulher Potência, movimento, ação e emoção”. Junte-se a nós!    

Kátia Arruda, palestrante e mentora de mulheres, Administradora, Mestre em Gestão de Pessoas, CEO no Clube Mulher Potência e idealizadora do Mulher Potência, maior evento de empreendedorismo feminino de Mato Grosso.  

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]