Reportagem
A Centro-Oeste Airports (COA), concessionária do Aeroporto Piloto Osvaldo Marques, em Alta Floresta (MT), dá início às operações do novo terminal de passageiros a partir desta quarta-feira (21). As novidades são muitas, mas os principais destaques ficam pelo espaço 120% maior do que o anterior, com uma sala de desembarque 200% mais ampla e muito mais confortável, além da qualificação das infraestruturas e da elevação da segurança operacional.
“Este é um passo significativo para a COA e, com certeza, para Alta Floresta. Estamos entregando o novo terminal de passageiros com melhorias importantes, de acordo com o assinado pelo contrato de concessão na Fase I-B. Ao todo, os investimentos somam mais de R$ 500 milhões nos quatro empreendimentos sob gestão da Centro-Oeste Airports. Já entregamos Rondonópolis e, agora, Alta Floresta. Temos certeza de que toda a população da cidade, os turistas de negócios ou lazer, assim como nossos colaboradores e parceiros, vão desfrutar de um aeroporto muito melhor do que o anterior", explica Marco Migliorini, Diretor-Presidente da Centro-Oeste Airports.
foto/ Coa
O novo terminal de passageiros possui 2.153 m², em contraposição ao anterior, cujo tamanho é 980 m². A sala de embarque passa de 130 m² para 390 m² e, no desembarque, o espaço de 130 m² dá lugar a 292 m². As áreas mais amplas do novo aeroporto dão conta de mais conforto e sobretudo contribuem para uma melhor experiência de viagem, pois os passageiros também contarão com modernos sistemas de climatização, de informação de voo, de comunicação e de segurança.
No lado ar, dentre as melhorias, vale citar a ampliação da faixa de segurança, a disponibilização de novas áreas de segurança no final da pista e a implantação de PAPIs e ampliação do pátio de aeronaves, garantindo aumento da capacidade operacional e incremento na segurança operacional. Estas novidades comprovam a solidez da base de crescimento para a cidade de Alta Floresta. O ano de 2023 teve quase 52 mil pessoas passando pelo aeroporto, com 564 pousos e decolagens.
“Alta Floresta poderá se orgulhar do novo aeroporto da cidade e contar com o trabalho e esforço da COA para a atração de novas opções de voos. Além das mudanças estruturais, com o aumento de espaço e de capacidade, a qualificação da infraestrutura compreende ainda a oferta de mais opções de serviços. Somando tudo isso, ao novo estacionamento com agora 123 vagas, temos orgulho de entregar um empreendimento que certamente contribuirá ainda mais para o desenvolvimento da cidade", encerra Migliorini.
André Luís Marques 22/02/2024
É inadmissível que uma cidade com 60 mil habitantes não tenha um voo por dia. Assim está Alta Floresta, com uma estrutura que comporta mais vôos diários, sofrendo com cancelamento de vôos. Esse aeroporto atende a todas as cidades do norte do estado, não existe justificativas para ter apenas uma empresa e ainda assim, cancelar vôos. Ficamos na torcida
Claudio Lemes Louzada 22/02/2024
Quantas pontes de embarque têm a nova estação de passageiros? Ou tudo irá continuar como nos anos 1960, embarque e desembarque pelo pátio na chuva e sol? Lado Ar: Alta Floresta é a segunda cidade do Brasil, a outra é Jaguaruna SC, a construir uma pista de pouso de 2.500m por 30m de largura ( 2.500 x 30m). Todo estado brasileiro e suas secretarias de infraestrutura sabem que qualquer pista acima de 1.800m deve ter 45m de largura. Pelo jeito, o erro vai continuar assim com os 30m de largura. Lamentável esses projetos em pleno século 21,
Angelo Diosnel Berlanda 21/02/2024
Essa ampliação e de extrema importancia para o desenvolvimento da nossa região sem dizer que vai oferecer um conforto melhor para os usuários agora que precisa urgente que os nossos representantes políticos na esfera Estadual e Federal buscam um diálogo com as outras empresas aéreas para que venham operar também aqui em AF porque os preços das passagens de AF está um absurdo os preços comparando com os vôos que saía de Sinop.
3 comentários