Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
Como forma de mostrar preocupação com a preservação do Meio Ambiente e a sua biodiversidade, os alunos da fase inicial do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), coordenados pelo professor Cícero Rogério, estiveram na quarta-feira, 25, na Nascente dos Pioneiros, localizada entre o setor H-J, Perimetral Rogério Silva, fazendo capinagem, plantio de árvores e regas de plantas.
O trabalho teve como meta dar um atendimento para a área e a Nascente dos Pioneiros que estão sob a tutela da UNEMAT, através do programa nacional “Adote Uma Nascente”
O programa que é aplicado na grande maioria dos municípios brasileiros, tem buscado o engajamento de pessoas, entidades e empresas que se preocupam em manter o Meio ambiente Saudável, promovendo a restauração ecológica de mananciais, com o objetivo de devolver as características originais do bioma.
O Professor do Curso de Agronomia da UNEMAT, Cicero Rogério, disse que a universidade está desenvolvendo um projeto interdisciplinar. “Neste trabalho vamos incluir alunos dos cursos de Agronomia, Biologia, Engenharia Florestal e Direito, para juntos formatarmos um trabalho de recuperação da nascente, de conservação da área e um trabalho de Educação Ambiental, envolvendo não só universitários, mas também alunos dos Ensinos; Fundamental e Médio e de outras Universidades que se propõem a serem parceiras no projeto”, disse o professor.
De acordo com ele, a adesão ao programa não cria nenhum vínculo formal sobre a área da nascente, bem como suas adjacentes. Neste caso a UNEMAT ficou sendo a responsável pela nascente, sendo que poderá realizar, com prévia autorização de órgãos responsáveis; mutirões de limpeza e recuperação, sinalização, delimitação da Área de Proteção Permanente – APP - e plantio de mudas de espécies nativas.
“Na atual realidade todos sabem o tamanho da importância da conservação e obviamente da revitalização das nascentes para o abastecimento hídrico, principalmente nessa época do ano onde a escassez de chuva é algo alarmante. Por esse e por outros fatores, a responsabilidade pelo uso consciente e preservação dos mananciais é um dever de toda a sociedade”, explica o professor.
Cícero Rogério também fez questão de ressaltar na entrevista ao Jornal Mato Grosso do Norte, que as áreas que circundam os corpos de água, tanto nascentes como córregos, são importantíssimas pra manter a biodiversidade de espécies vegetais e animais.