Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
A Saúde Bucal em Alta Floresta, trabalho coordenado pela Cirurgiã-Dentista Magda Eliane Pierin, conquistou o 2º Lugar no grupo C, de municípios com 50.001 até 100.000 habitantes da região Centro Oeste, do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal.
Em virtude das ações desenvolvidas, o Departamento de Atenção à Saúde Bucal realizou inscrição para o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, referente ao exercício do ano de 2023, conforme Resolução CFO-264/2024, enviando documentos necessários em setembro de 2024.
O Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal reconhece e valoriza municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas de Saúde Bucal, bem como o empenho e qualidade das ações implementadas em benefício do bem-estar dos cidadãos, fortalecendo o SUS e os princípios de saúde pública.
O município foi avaliado de acordo com os critérios estabelecidos na Resolução CFO-264/2024. Alta Floresta destacou-se, principalmente, em ações de promoção e prevenção à Saúde Bucal dos munícipes, como a promoção da Saúde Bucal dos Escolares.
Magda Eliane Pierin atua a frente de 16 equipes que estão inseridas nas Unidades Básicas de Saúde, sendo que uma das equipes atende ao Programa de Prótese Dentária e outra equipe que realiza atendimento odontológico na Cadeia Pública de Alta Floresta.
Segundo ela, cada equipe é composta por um Cirurgião-Dentista e uma Técnica ou Auxiliar de Saúde Bucal, que desenvolvem seus trabalhos nos consultórios de sua área de abrangência, equipados com cadeiras odontológicas e demais equipamentos necessários para garantir o atendimento com qualidade à população.
As equipes de Saúde Bucal, conforme Magda, realizam procedimentos atendendo gestantes, bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos e realizam atendimentos a pessoas com deficiência. Todo o trabalho é feito com a finalidade de promover, manter e restabelecer a saúde bucal da população com intervenção clínica sempre que necessário, tais como: limpeza, restaurações e extrações.
Ainda há equipes que atuam efetivamente no diagnóstico precoce do câncer de boca (realizando biópsias) através do Projeto não Deixe Morrer seu Sorriso: Saúde Bucal na Luta Contra o Câncer de Boca.
Concomitante, os profissionais desenvolvem ações de promoção e prevenção em Saúde Bucal nas escolas, com palestras educativas, escovação supervisionada e aplicação de flúor, objetivando a prevenção da cárie e estímulo ao autocuidado. As ações são realizadas através do Projeto Saúde Bucal na Escola: Alta Floresta Sorrisos Saudáveis.
Até novembro de 2024, as principais produtividades realizadas pelas equipes de odontologia do município, resultaram em 29.699 Pacientes Atendidos, 73.960 Procedimentos Individuais, 24.870 Procedimentos Coletivos, 7.148 Aplicação de Flúor, 7.417 Escovação Supervisionada e 130 Palestras Ministradas.