Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
Um artista com um talento extraordinário, criatividade incomum e mãos hábeis.
Carlindo Barbosa Leite, pernambucano de 77 anos, veio para Mato Grosso em 1984 e trabalhou por muitos anos como contador gerencial. Seu Carlindo afirma que sempre teve afinidade com os números o quê facilitou no desenvolvimento da sua arte, que é a idealização e a construção de brinquedos instrutivos.
Carlindo, em entrevista ao Jornal Mato Grosso do Norte, conta que a sua dedicação ao artesanato começou a partir de um problema de saúde. Ele teve um lapso de memória e também recebeu diagnóstico de autismo.
O médico o recomendou que exercitasse a mente com algo que pudesse ativá-la novamente, tais como tarefas que pudessem estimular o cérebro, a exemplo de jogos, palavras cruzadas, caça palavras dentre outros.
Carlindo afirma que se dedicou tanto a esses afazeres que não havia mais locais na casa para guardar os livros.
Foi então que decidiu, baseando-se na matemática, inventar os brinquedos instrutivos, os quais são pedagógicos e didáticos.
“O meu trabalho é todo confeccionado com resíduos de madeiras de reflorestamento. Essa é a matéria prima. Sempre uso os resíduos da teca indiana e tenho na minha consciência, que quando se derruba uma árvore ela tem que ser aproveitada por completo. Com isso tive bastante êxito porque os neuropsicólogos, professores de salas de recursos, aprovaram a utilidade do meu trabalho e muitos acabam adquirindo várias peças de minhas invenções”, disse Carlindo.
O artesão conta que pesquisou um brinquedo chamado Pentaminós utilizado na Índia na prevenção da doença de Alzheimer.
Observou a versão da Turquia e do Reino Unido e resolveu criar a versão Brasileira, com modificação mais versátil e recomendada para pessoas de 03 a 100 anos de idade.
Os brinquedos, de acordo com o inventor, são artesanais e servem para fazer com que, as crianças desenvolvam a inteligência cognitiva, que é a capacidade de pensar, raciocinar, memorizar, se comunicar e ser criativas.
Desde 2010, quando se aposentou, Carlindo se dedica a construção de brinquedos em madeira.
Já fez mais de 80 modelos diferentes. Conforme ele, alguns levam de 02 a 03 anos para serem concluídos. Outros não levam nem 15 minutos para ficarem prontos.
E revela que tem um modelo que iniciou antes da aposentadoria, em 2008, mas que ainda não conseguiu terminar.
Confiante, acredita que o mundo inteiro ainda vai brincar com a sua demorada invenção denominada de Dominó Aritmético.
“Levando em consideração o estudo do dominó que durante 2 mil anos foi jogado com 21 peças, do século 18 para cá, acrescentou-se a pedra branca, elevando-se para 28 pontos”, disse.
“E eu comparei o jogo de dama e xadrez, os quais tem o mesmo tabuleiro. Imaginei que o dominó poderia servir de inspiração para algo matemático. Então, criei o Dominó Aritmético. Faço segredo dele e pretendo patentear”, planeja
Carlindo fez questão de externar agradecimentos especiais aos proprietários da empresa Home Center Utilidades, que se prontificaram a expor e comercializar em seu estabelecimento, os brinquedos construídos por ele.


Nilson Florentino Alves 27/03/2025
Muito úteis para crianças e adultos
1 comentários