Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
O vereador Adelson da Silva Rezende (União) disse em entrevista ao Jornal Mato Grosso do Norte, que foi procurado por Tarcísio Passos, gerente regional do INSS em Sinop, que lhe apresentou a nova modalidade de exame pericial ofertado pelo Ministério da Previdência. O serviço passa a ser feito através de “Teleperícia”.
O sistema já está em utilização pelo INSS com a finalidade de promover uma redução na fila de espera por exame previdenciário perícia-médica.
Conforme Adelson, que atua há mais de 40 anos no INSS de Alta Floresta, licenciado por estar exercendo mandato de vereador, a avaliação remota é usada para desafogar os pedidos de benefício de menor complexidade. Ele ressalta que esse trabalho vai ajudar muito dando agilidade nas concessões e revisões de benefícios que dependem de exame médico-pericial. Com exceção para casos de maior complexidade que exige o exame presencial.
Adelson frisa que a Teleperícia vai agilizar casos, com agendamento previstos para meados do ano que vem. No entanto Adelson faz questão de dizer que a Previdência, preocupada em minimizar e reduzir o sofrimento da população, lançou essa nova modalidade de atendimento virtual, possibilitando o exame, sem a necessidade de deslocamento do beneficiário que às vezes está doente sem condições de mobilidade, ou sem recursos para custear uma viagem até o local da perícia.
A perícia em formato eletrônico tem como objetivo evitar a necessidade do contato físico entre perito e o periciando. Visa também salvaguardar os direitos dos segurados, que, muitas vezes, são pessoas vulneráveis e hipossuficientes.
Para ter acesso a Teleperícia o vereador explica que o beneficiário que teve sua perícia marcada para um período muito longo, deve procurar o Canal para o procedimento remoto, através do Aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135, e fazer o agendamento de remarcação para adiantar o exame de perícia médica.
“A região norte está sendo pioneira na aplicação dessa nova modalidade de exame. Os municípios foram contemplados com a Teleperícia através do trabalho e do empenho do atual gerente regional do órgão em Sinop, que solicitou minha ajuda na divulgação deste serviço, para que todos os segurados tenham conhecimento do novo atendimento”, enfatiza o parlamentar.