Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
Associação de Amigos do Autista de Alta Floresta (AMA/AF) obteve duas importantes conquistas em suas atividades de preservação dos direitos da pessoa com autismo, assim como nas demais cidades de Mato Grosso.
Através do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), recentemente foi lançado pela primeira dama do estado Virgínia Mendes, o Selo adesivo e a Credencial especial, para proprietários de veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O objetivo da disponibilização desses meios identificativos é proporcionar maior qualidade de vida aos autistas e seus familiares.
Conforme o servidor da 20ª Ciretran de Alta Floresta, Eli Leandro, o Projeto “Ser Família Inclusivo” desenvolveu a campanha “Autista a Bordo”, para evitar com que, pessoas com esse tipo de problema sofram as consequências geradas pelo barulho existente no trânsito, tais como: barulho de motores em alta rotação devido aceleradas forte, buzinadas altas e a falta de empatia de muitos motoristas que ficam impacientes quando há um veículo a frente em menor velocidade.
Além da promoção de um trânsito mais humano e consciente, o Governo do Estado pretende promover a inclusão, a acessibilidade e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, sensibilizando os condutores a terem mais empatia e paciência no trânsito. Evitando, por exemplo, o uso da buzina e outros estímulos sonoros, que são mecanismos extremamente prejudiciais aos autistas.
Foto/ Reprodução
O servidor da 20ª CIRETRAN de Alta Floresta ressalta que a finalidade maior da identificação através do Selo nos veículos condutores de autistas, é despertar nos outros motoristas a atenção especial para os carros com o Selo de “Autista a Bordo”.
Eli Leandro disse que assim os condutores vão dispensar mais paciência e solidariedade com os autistas. “As pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são mais sensíveis a barulhos e todos nós devemos ser conscientes e evitarmos alguns comportamentos no trânsito, quando avistarmos um veículo com o Selo, pois logo saberemos que ali vai um autista que precisa ter a sua saúde salvaguardada e seus direitos respeitados”, comenta.
Eli explica como os proprietários de veículos devem fazer para obterem o Selo adesivo e a Credencial especial. “O autista ou o próprio responsável por ele, podem acessar o site do DETRAN, onde fará um cadastro simples e fácil. Posterior ele entra no MT/LOGIN, para fazer a solicitação da credencial, sendo que o próximo passo, seria a vinda aqui na 20ª CIRETRAN, para retirada do Selo. Cada condutor terá disponíveis dois selos para fixá-los em partes visíveis do veículo, com informações que irão facilitar o trânsito e o estacionamento em vagas destinadas a autistas”, explica.
Eli Leandro pede para as pessoas interessadas no Selo e na Credencial, que façam a solicitação online, acessando diretamente o site do Detran-MT, no menu “Serviços” – “Credencial autista” – “Solicite aqui a credencial”.
Caso o autista ou o responsável por ele não consiga concluir a solicitação online, devem procurar a 20ª CIRETRAN de Alta Floresta, que devido à restauração de sua sede, está atendendo em outro edifício localizado na mesma rua E-1 (próximo às antigas instalações, que no momento passam por reformas).
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr