Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

Atualidades Sexta-feira, 16 de Agosto de 2024, 09:08 - A | A

16 de Agosto de 2024, 09h:08 - A | A

Atualidades / EM ALTA FLORESTA

Encontro Regional promove debates para soluções no Setor de Segurança Pública

Encontro realizado no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso em Alta Floresta, reuniu representantes das policiais Civil e Militar e do Ministério Público Estadual



Ilson Machado/ Mato Grosso do Norte  

Foi encerrado da tarde de quarta-feira (14/8) o encontro das forças de segurança do norte de Mato Grosso, denominado como “Diálogos da Segurança Pública”.

Durante os três dias de evento no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT- os presentes puderam, através de palestras e estudos de casos práticos e a difusão de outros temas debatidos, traçar diálogos e obterem informações necessárias para a ampliação e o aprimoramento do combate à criminalidade.                                                                                                                                                                      

Para o comandante do Tiro de Guerra, Subtenente Adão Aparecido da Silva, é grande a importância da integração entre as forças de segurança pública e o Exército Brasileiro. “

Através desse diálogo estamos abrindo as portas do Tiro de Guerra para que as pessoas que não conhece ainda como é a atuação do TG, qual é a missão dele e a capacidade que nos temos na nossa região no que tange a colaboração de missões com os demais órgãos de segurança e a comunidade”, enfatizou o Subtenente.                                                                                                                          Para o major BM André Conca Neto, do Corpo de Bombeiros Militar,  “um evento como o Diálogos da Segurança Pública, cria maior aproximação entre as forças de segurança, e essa aproximação vai ser de grande valia para o melhoramento dos serviços prestados pelas instituições de segurança à população”.                                                                                                                                                        A delegada regional de polícia civil Drª Ana Paula Reveles Carvalho, fez questão de dizer que os três dias de encontro foram extremamente proveitosos.

“Na verdade foi um profundo treinamento sobre as nossas atuações e a execução do nosso trabalho é importante frisar essa integração, porque participaram tanto as gestões como as equipes e pudemos aqui interagir através de palestras, principalmente na que condiz sobre o enfrentamento a violência de gênero a proteção a mulher vítima de violência doméstica”, disse delegada.                          Éder Cordeiro, presidente do COMSEP, ressaltou o quanto foi primordial a oportunidade que tiveram os agentes de segurança pública de trocar experiências.

“As forças de segurança pública precisam caminhar juntas no combate à criminalidade e nós do COMSEP, enquanto órgão deliberativo, podemos contribuir de forma indireta para o bom andamento dos trabalhos aqui na região de Alta Floresta”, observa.             O coordenador das Promotorias de Justiça em Alta Floresta, promotor de Justiça Guilherme da Costa, ressaltou um dos principais objetivos do encontro.

É um evento que muito agrega pelos debates. Dentro dos diálogos que tivemos

“O nosso diálogo é pra reconstruir e reforçar a mentalidade de integração entre as forças de segurança e também com a comunidade, prestando contas dos recursos arrecadados pelo Conselho d Segurança através de acordos numa persecução penal, demonstrando que essa política local é efetiva e eficaz, já tendo aplicado nos últimos dois anos quase dois milhões de reais na segurança pública de Alta Floresta, recursos vindos de processos criminais”, estacou o promotor.

  O encontro Diálogos da Segurança Pública, foi capitaneado pelo Tenente-Coronel PM e Comandante do 9º Comando Regional de Alta Floresta, Alessandro Souza Soares, que em um resumo abreviado sobre o evento frisou.  

“É um evento que muito agrega pelos debates. Dentro dos diálogos que tivemos. O maior objetivo foi visando o nosso aprimoramento, não apenas como servidores da Segurança Pública, mas quanto pessoas também, que tem necessidades, que tem limitações, e lógico, anseios de conhecer cada vez mais o nosso mundo profissional, além das fronteiras de nossa, região com informações de cunho nacional e internacional”, analisa.

“ Durantes os três dias que estivemos reunidos os nossos palestrantes conseguiram aprofundar e trazer o debate e a discussão de uma forma que os nossos agentes de segurança e a nossa sociedade local só tem a ganhar. Com uma segurança aprimorada através das ideias e planejamentos aqui traçados”, sublinhou Tenente-Coronel PM Alessandro Souza Soares.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]