Por Valter Figueira
A Escola Municipal Manoel Bandeira em Carlinda/Mt desenvolveu o projeto “Latinhas” que visava recolher latinhas de alumínio que seria destinada ao lixão. A arrecadação teve início em 16 de setembro e finalizou no dia 31 de outubro com um montante de 795 quilos de latinhas de alumínio arrecadadas.
Com o objetivo de recolher latinhas de alumínio que iriam para o lixo. Diminuir a poluição do solo, água e ar, protegendo o meio ambiente; melhorar a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população; trabalhar consciência ambiental, temas transversais. Premiar os alunos que mais empenharam na coleta; o projeto foi abraçado por todos os profissionais da educação.
Foto/ Divulgação
Nesta quarta feira foi entregue a premiação para aos alunos que mais arrecadaram latinhas de alumínio, 126 alunos participaram e foi entregue 127 prêmios, ficando assim a classificação:
O 1° Lugar com 65,320 kg o aluno Miguel B. Vargas levou uma bicicleta.
O 2° lugar com 54,465 kg o aluno Kaio Veramonte ganhou 1 Tablet.
Em 3° lugar com 54,330 kg o aluno Antony Leite teve como prêmio 1 Tablet.
Em 4° lugar com 50,285 kg o aluno Yago Honório ganhou 1 Tablet.
Em 5° lugar com 50,040 a aluna Maria Isis Soares ganhou 1 Tablet.
Em 6° lugar com 37,303 kg o aluno Levi Calixto ganhou 1 patinete.
Em 7° lugar com 32,830 kg a aluna Lívia Ferreira ganhou um patinete.
Do 8° ao 12° lugares os alunos foram premiados com cestas de produtos diversos (doces, chocolates e brinquedos) e os demais alunos que participaram trazendo para a escola acima de 1 kg de latinhas foram premiados com kits escolares.
Além da premiação aos alunos foram premiadas as turmas que mais empenharam na arrecadação, ficando como vencedores a turma do 2° B no período matutino e a turma do 1° E do período vespertino. Cada turma fará um passeio a um ponto turístico em Alta Floresta com direito a um piquenique.
A diretora Angela Brito afirma que toda a comunidade escolar está feliz com o resultado do projeto, agradece o empenho de todos os profissionais da escola, o conselho deliberativo, a secretaria de educação. Os professores trabalharam em sala as questões do meio ambiente lembrando que uma latinha de alumínio que vai para o lixão demorará de 200 a 400 anos para decompor e agora essa quase 1 tonelada que iria para o lixão será reciclada.
Foto/ Divulgação
Agradece aos alunos que participaram e principalmente aos pais que incentivaram e ajudaram a trazer as latinhas. Os valores arrecadados com a venda das latinhas foram usados totalmente em prol dos alunos, foram gastos na compra dos prêmios e na locação de brinquedos para as festividades do final do ano.