Assessoria
No último dia 05 aconteceu a primeira reunião da Instância de Governança Regional da Amazônia Mato-grossense de 2024. Articulado por empresários do trade, o encontro aconteceu na Fazenda Anacã e reuniu empresários e poder público de 5 municípios – Alta Floresta, Apiacás, Nova Bandeirantes, Carlinda e Paranaíta. “Para nós, que estamos envolvidos com a governança do turismo há mais de uma década, destaco que essa reunião, com representantes de tantos municípios, é um marco histórico na região”, comentou Vanusia Santos de Oliveira, conselheira no COMTUR de Alta Floresta.
Os autores discorreram sobre a importância de consolidar a IGR (Instância de Governança Regional), a fim de tornar possível e legal a captação de recursos para o turismo via MTur e Seadtur.
Foram traçadas metas e delimitadas algumas ações de suma importância para este primeiro semestre, rumo a institucionalização definitiva da Amazônia Mato-grossense como região turística. “Sem essa instância, será muito difícil conseguirmos aporte financeiro do governo federal e estadual para o turismo, lembrando que estamos falando de recursos que podem ser usados na infraestrutura de toda nossa região”, pontuou Viviana Biondi, vice-presidente do fórum de turismo regional e proprietária da Fazenda Anacã.
foto/ divulgação
A reunião culminou no engajamento do setor e na união dos empresários do trade em prol do desenvolvimento sustentável do turismo nessa região, além de terem firmado o compromisso de estar com as questões burocráticas organizacionais prontas até o começo de abril, para enfim, constituir o CNPJ desta associação.
Com participação ativa, os empresários do ramo de pousada, Luiz Augusto e Adriana Cuissi, destacaram a importância da presença do município de Carlinda na reunião, considerando que o município não está presente no Mapa do Turismo e assim buscar formas de regularização para ser inserido no mapa, e assim compor a IGR.
No dia 08 de abril será realizada uma Assembleia Geral para aprovação do estatuto da IGR, definição de sua sede e eleição da diretoria.
“Todo setor está convidado para esta assembleia do dia 08 de abril, com local a ser definido. E é preciso lembrar que o setor de turismo engloba muito mais que o ecoturismo e a pesca, mas também hotéis urbanos, bares e restaurantes que atendem toda a cadeia do turismo de negócios gerada pelo agro, que é muito forte em nossa região” pontua Fernão Prado, conselheiro do COM
foto/ divulgação