Reportagem
Diversos peixes foram encontrados mortos no Rio Teles Pires, em Sinop, na segunda-feira, 12. boiando no rio próximo à barragem de uma usina hidrelétrica.
Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), o caso é investigado e um relatório para avaliar o impacto e possíveis autuações já foi solicitado. A Sema também assegurou que irá apura as responsabilidades”sobre a mortandade de peixes no rio Teles Pirese acrescentou, através da assessoria, assim como solicitou um relatório para avaliar o impacto e possíveis autuações.
No entanto, não está esclarecida a quantidade de peixes que morreu. Pescadores que registraram o ocorrido relatam que morreram das espécies, corvina, cachara, pacu, piranha e muitos alevinos.
A companhia energética de Sinop, concessionária da usina, informou que está ciente sobre a morte dos peixes e que até o momento, não há evidências de relação do caso com a hidrelétrica, mas até o momento, não há evidências que indiquem que a ocorrência esteja relacionada a operação da usina. A empresa explica que monitora a situação de perto e as equipes técnicas estão em campo realizando coletas e análises detalhadas para entender os fatores que contribuíram para esse episódio.
Porém , não é a primeira vez que acontece mortandde de peixe na árera de abrangência da Hidrelétrica Sinop. Em 2019, foram constatadas mortes de 13 toneladas de peixes e a SEMA multou a Usina Hidrelétrica Sinop em R$ 50 milhões.