Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024

Atualidades Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024, 08:27 - A | A

21 de Outubro de 2024, 08h:27 - A | A

Atualidades / quadriênio 2025 - 2029

IFMT realiza eleição na quarta-feira

19 mil votantes entre estudantes, técnicos administrativos e professores de todos os Campi, vão estar envolvidos na escolha de diretores e do reitor



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

Tudo já está sendo finalizado para as eleições que são realizadas a cada 4 anos para o cargo de Diretor-Geral dos 19 Campus e Reitor do IFMT- Instituto Federal de Mato Grosso , para o quadriênio 2025 - 2029.

As informações são de Bruno de Melo Delatin, Presidente da Comissão Eleitoral do Campus IFMT Alta Floresta. Bruno disse que o período de campanha iniciou dia 05/10 e termina dia 22/10. A votação será realizada dia 23, das 8h às 20h pelo sistema online Helios voting. O aluno, dentro do horário de votação, poderá acessar e votar de onde estiver

Poderão votar os docentes, técnicos e discentes. Em Alta Floresta dois candidatos colocaram o nome para concorrerem ao cargo de Diretor-Geral: Marcos Luiz Peixoto Costa (atual Diretor-Geral) e Gislaine Campos dos Santos.

Bruno de Melo Delatin explica quais as regras estabelecidas para a eleição. Segundo ele, são muitos critérios que o candidato deve cumprir para se candidatar ao cargo de Diretor-Geral. Para concorrer, o candidato se inscreve e a sua inscrição é homologada por uma comissão eleitoral local, formada por servidores do segmento docente, técnico-administrativo em educação e discentes.

Os critérios, conforme Bruno, são estabelecidos por uma série de regulamentos e leis. O mais importante é o eleitoral construído com a participação da comunidade do IFMT, através de processo de consulta.

Exigências - Preencher os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de Reitor(a) do IFMT; possuir o mínimo de dois anos de exercício em cargo ou função de gestão na instituição; ou ter concluído com aproveitamento, curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.

Nesta eleição de 2024, pela primeira desde sua criação, o IFMT, que conta com 19 Campi em Mato Grosso, além de cinco núcleos avançados, somando cerca de 25 mil alunos, e com orçamento de quase R$ 500 milhões, terá candidatura única para reitoria.

O professor Júlio Cesar Santos, que já foi Diretor-Geral do campus Alta Floresta, é candidato único e será reeleito para mais quatro anos de gestão. O diretor será o primeiro reitor a renovar o mandato sem concorrente na instituição, que foi criada em 1909, instituída como Escola de Jovens Aprendizes e Artífices, depois passou a ser Escola Técnica Federal, por conseguinte CEFET, e no ano de 2008, recebeu a nomenclatura de IFMT.

Na quarta-feira, 23, 19 mil votantes, entre estudantes, técnicos administrativos e professores de todos os Campi vão estar envolvidos na escolha de diretores e do reitor.

Candidata - A Bibliotecário-Documentalista do IFMT, Gislaine Campos dos Santos, candidata a Diretora Geral do IFMT/AF, disse que “escolheu se candidatar para o cargo porque gostaria que o IFMT- Campi Alta Floresta- e o Centro de Referência Paranaíta, se consolidassem como a melhor e mais importante instituição educacional da região, atingindo assim sua missão que é “educar para a vida e para o Trabalho”.

Gislaine Campos dos Santos - Copia.jpg

Gislaine Campos dos Santos

Gislaine afirmou que está confiante, pois tem em sua trajetória de serviço prestado, um desempenho honroso como servidora pública federal, com prêmios e ações valorosas ao público interno e externo.

“Se eleita, afirmarei um compromisso como todos que estão ligados de alguma forma direta ou indiretamente à instituição, de conduzir uma gestão para todos, pautados ao zelo, cuidado como as pessoas, a valorização do protagonismo individual, respeitando as diferenças, amor social e compromisso pelo bem comum, abraçado por uma comunicação efetiva cheia de clareza para todos”, disse a candidata.

“Minhas pautas de ações serão Voltadas aos alunos, equação do espaço de descanso; melhorar os suportes educacionais como os laboratórios e a Fazenda experimental; consolidar e fortalecer os eventos culturais, esportivos e artísticos que são da conjuntura do IFMT como todo. E garantir suporte e amparo para todos os alunos do Ensino Médio e os nossos universitários através das políticas educacional. E asseguro ao nosso corpo docente, aos técnicos administrativos e aos nossos colaboradores, uma administração participativa e democrática, seguida de uma comunicação efetiva e clara a todos”, completa Gislaine.

Marcos Luiz Peixoto Costa.jpg

Marcos Luiz Peixoto Costa

Já o Marcos Luiz Peixoto Costa, atual Diretor-Geral do Campi Alta Floresta, que também concorre ao cargo, está em Sinop participando dos Jogos do IFMT (JIFMT). Ele preferiu não falar sobre as eleições.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]