Assessoria
FGV
Foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores de Nova Canaã do Norte o lançamento do Marco Inicial do Centro Internacional de Inovação da Agropecuária Sustentável Amazônica (CIASA). A cerimônia contou com a presença do prefeito de Nova Canaã do Norte, Rubens Roberto Rosa, além de secretários, vereadores, autoridades locais e também do Estado de Mato Grosso.
Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Canaã do Norte, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento, em parceria com o Fundação Getúlio Vargas (FGV), e teve início em 2021. O empreendimento terá ligação direta com a Cooperativa Agroecológica Portal da Amazônia.
O trabalho conta com apoio do Governo de Mato Grosso, através do Desenvolve MT. Também envolve o Governo do Estado de Santa Catarina, além do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) e a Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC).
O gerente de Projetos da Fundação Getúlio Vargas Europe, Marco Saverio Ristuccia, explica que a escolha de Nova Canaã do Norte foi estratégica. "É o início de uma nova era. Trará novas perspectivas econômicas, inclusive para a agricultura familiar, e melhorará toda a região sob o ponto de vista econômico. Claro que será necessário realizar um trabalho", pontua.
Para a gerente de Projeto da Fundação Getúlio Vargas, Baiena Souto, por sua relevância o projeto já conta com várias parcerias, inclusive, internacionais. “A construção do Centro tem a participação de muitas pessoas. A FGV trouxe elementos para o município e a gestão abarcou isso como projeto prioritário, porque ele já nasce com parcerias importantes, inclusive, players de outros países. Buscamos exatamente isso, composições que possam fomentar a atividade agropecuária para essa região que tem um grande potencial”, explica.
A secretária de Administração e Planejamento de Nova Canaã do Norte, Rosangela Rocha, comenta que o evento traz um novo horizonte para o município. "Estamos muito felizes com o resultado e com a participação dos produtores. Nosso objetivo foi mostrar as políticas públicas que estamos desenvolvendo e começando a aplicar”.
Ainda segundo Rosangela, essa união de forças para impulsionar este projeto melhorará a qualidade de vida das pessoas tanto social quanto economicamente. Ela também destaca que, dentro desta proposta de desenvolvimento local, irá fomentar o empreendedorismo, inspirando as pessoas a colocarem em prática novas ideias.
O CIASA, além de tornar o município uma nova referência em pesquisa e desenvolvimento, trará inovação para várias cadeias produtivas do agronegócio local. O projeto envolve parcerias com diversos órgãos e instituições é isso trará expersite que será aplicada em Nova Canaã do Norte.
Embora o lançamento oficial tenha ocorrido esta semana, estão sendo realizadas atividades como networking para ampliar o leque de profissionais que serão envolvidos no desenvolvimento do CIASA.
Inicialmente, não haverá um local próprio, mas em breve estará em um terreno com área total de 7 hectares, e ficará a 1,5 quilômetros do perímetro urbano da O prefeito de Nova Canaã do Norte, Rubens Roberto Rosa, comemora esta conquista e destaca que o município está "entrando em uma nova era". "É o início de uma nova era para nossa cidade. Trará uma nova perspectiva para nossa economia, fortalecendo nossa agricultura familiar. Será um trabalho muito importante e realizado de forma gradativa", finaliza.