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Atualidades Domingo, 25 de Agosto de 2024, 10:41 - A | A

25 de Agosto de 2024, 10h:41 - A | A

Atualidades / Estudos Pedagógicos

Professores da Unemat publicam artigo na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

O artigo “A constituição do escolar e sua desterritorialização: uma cartografia de escolas públicas do estado de Mato Grosso em tempos de pandemia” foi publicado no volume 105, de 2024



Por Hemília Maia/ Assessoria - Unemat

Professores da Unemat tem o artigo “A constituição do escolar e sua desterritorialização: uma cartografia de escolas públicas do estado de Mato Grosso em tempos de pandemia” publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), revista que contempla periódicos de excelência internacional por ser Qualis A1 na área de Ensino e A2 em Educação.

O artigo foi publicado na sexta-feira, 23.08, no volume 105, de 2024, que traz o Editorial intitulado “RBEP: 80 anos de contribuição para a educação pública e democrática, a produção científica independente e o impacto social da pesquisa educacional” em celebração as oito décadas de criação da revista pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).Escrito pelos professores da Unemat, doutores em Educação, Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Luciene Neves e Dimas Santana Souza Neves, o artigo é resultado da pesquisa realizada em 2021 com professoras da educação básica das redes estadual e municipais de ensino de Mato Grosso.

No resumo do artigo se lê: ... cujo objetivo cartografar “o escolar”, seus movimentos em tempos de pandemia e como veio a ser constituído fora do espaço-tempo da escola, ao utilizar tecnologias digitais para criar condições de encontro, aprendizagem, afetos e devires. Um questionário com perguntas abertas e fechadas, encaminhado via Google Forms, respondido por 407 professoras de escolas urbanas, do campo, indígenas e quilombolas de todas as regiões de Mato Grosso.

Apresentam-se cartografias de escolas com base na narrativa de professoras sobre o escolar, sua materialidade e sua desterritorialização. Foram produzidas nuvens de palavras para criar círculos de convergência entre as narrativas e realizar as análises, tendo como intercessores principais Deleuze e Guattari, Larrosa, Masschelein e Simons, Vasconcellos-Silva e Araujo-Jorge.

Concluiu-se pela necessidade de tecer “elogios à escola”.

 

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