Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025

Atualidades Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025, 08:51 - A | A

17 de Janeiro de 2025, 08h:51 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Secretaria de Saúde alerta população para os cuidados de prevenção da dengue

Secretário e assessor de Saúde de Alta Floresta orienta população para as medidas de prevenção para evitar o mosquito da dengue



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

Com o mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, é necessário intensificar o combate a esse inseto minúsculo, mas que com apenas uma picada pode matar uma pessoa.

Os cuidados começam pela nossa casa. A Vigilância Sanitária de Alta Floresta, tem focado seus trabalhos no combate ao mosquito e tem intensificadas as ações na difusão de informações e conscientização a população sobre a importância da manutenção dos quintais limpos, evitando o acúmulo de lixos que pode se transformar em verdadeiros criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Em entrevista ao Jornal Mato Grosso do Norte, nesta quinta-feira, 16, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Costa e o assessor de Saúde Pública, Edson Rodrigues, falaram sobre a necessidade da população se unir no combate ao mosquito Aedes aegypti, colaborando com a limpeza nos terrenos residenciais, principalmente nesse período chuvoso. Devido às condições climáticas, existe a possibilidade de aumento no surgimento e proliferação do mosquito transmissor dos vírus.

“Eu quero pedir a toda população que tenha esse cuidado e nos ajude nessa batalha. Principalmente nesse tempo de muita chuva é fundamental que o morador observe o quintal e elimine todos os recipientes que possam acumular água, garrafas pets, tampinhas de pets, qualquer vasilha que acumule água pode ser o local de procriação do mosquito. Vamos ter o cuidado agora, para que amanhã não tenhamos casos mais graves de dengue e outras complicações relacionadas”, orienta o secretário.

O assessor de saúde pública, Edson Rodrigues, acrescenta a importância de as pessoas receberem bem e de forma cordial os Agentes de Combate a Endemias. Profissionais que vão às residências fazendo trabalho preventivo e orientativo necessário para prevenção contra o Aedes aegypti. Somente neste mês, 11 casos de dengue já foram confirmados em Alta Floresta. Além das orientações os agentes ainda realizam o tratamento focal, exterminando os possíveis focos do mosquito.

“Até o mês de maio estão previstas muitas chuvas em nossa região, o que nos obriga a ficarmos atentos sobre todo tipo de recipiente no quintal, que possam acumular água. Não podemos esquecer também, da limpeza de calhas e caixas d’água, que devido ao vento pode vir a abrir, e ainda, fazer sempre a limpeza das fossas semiabertas, locais preferidos do mosquito transmissor das doenças”, ressaltou o assessor.

Edson alerta para a população. Ao sentir algum sintoma que possa ser da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a pessoa deve procurar o mais rápido uma unidade de saúde para que o caso possa ser notificado.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]