Natalia Emanoela Varela
Mato Grosso do Norte
Com a volta dos comércios, a normalização pós pandemia e a vacinação contra o vírus, muitas pessoas pensam que hoje em dia, não existe mais risco de contaminação da doença que matou milhões em todo o mundo. Porém, de acordo com o site Our World In Data, no Brasil houve 81,1% de pessoas totalmente vacinadas e 88,2% de pessoas que tomaram pelo menos a primeira dose.
A recomendação é que o porcentual que não compareceu para tomar a vacina, também procurar uma unidade de saúde, para ser imunizada. Em Alta Floresta, a equipe de vacinação continua alertando a população sobre a importância de concluir todas as doses da vacina, porque o vírus da covid-19 ficou comprovado que é muito contagioso.
E as doses de vacina estão a disposição de, praticamente todos os públicos de diferentes faixas etárias.
Segundo informações de Alessandra Pereira Toledo, enfermeira responsável pela vacinação infantil da COVID-19, no município, adultos e adolescentes de 12 anos acima que ainda não se vacinaram podem estar encontrando atualmente a vacina nas Unidades de saúde, localizadas na PSF5, Vila Nova, PSF Boa Esperança, Cidade Bela, São José Operário, Jardim Panorama e bairro Universitário.
Os lotes disponíveis são para primeira e segunda doses, valendo terceira como reforço para adultos até 39 anos, adolescentes como primeira e segunda doses e também a terceira valendo como reforço.
Para crianças estão disponíveis somente primeira e segunda doses, que podem ser encontradas no Centro de Vacinação Infantil, próximo a loja Daparé Construções. Lembrando que já está disponível vacinação para crianças entre 3 a 5 anos.
A enfermeira Alessandra Pereira Toledo, ressalta que as doses de reforço para adultos, contando como quarta dose, só estão disponíveis para pessoas acima de 40 anos e profissionais da saúde.
Para adolescentes é a partir de 12 anos e para crianças de 3 a 11 anos não foi liberada a vacinação para reforço até o momento.